São Paulo, SP--(
DINO - 19 jan, 2017) - Os mais 9,2 milhões de candidatos que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, tiveram acesso as notas no último dia 18. Desde então, com a nota em mãos, iniciou por parte dos candidatos a busca por oportunidades para utilização da nota. Entre as opções mais interessantes estão as vagas para Universidades Públicas e Bolsas de estudo integral, mas também o acesso a outras opções. Veja o que separamos para você.
Sisu
O Enem é requisito básico para disputar uma das vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para universidades federais, estaduais e institutos de tecnologia. Este ano, são ofertadas 238 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. As inscrições dia 24 e vão até dia 27 de janeiro. A nota mínima para conseguir uma vaga depende das opções de curso de cada estudante. Para participar, o candidato não pode ter tirado nota zero na redação. O resultado da chamada única será divulgado em 30 de janeiro.
ProUni
Todos os alunos interessados em concorrer a uma vaga no
Programa Universidade Para Todos (Prouni) , que oferece bolsas de estudo em universidades privadas a estudantes de baixa renda, são obrigados a realizar o Enem. Mas não basta fazer a prova, é preciso obter no mínimo 450 pontos na média das cinco áreas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação). Quem quer brigar pela vaga não pode tirar nota zero em redação. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a previsão de abertura para as inscrições do programa é o mês de janeiro; no entanto, candidatos devem aguardar a publicação do edital. As inscrições vão de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.
Cursos técnicos
Após o fechamento das inscrições do Sisu e do Prouni, o Ministério da Educação abre as seleções do
Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) . O programa seleciona candidatos a cursos técnicos gratuitos do tipo "subsequente", que só podem ser feitos por quem já concluiu o ensino médio. Para estes cursos, o MEC não exige pontuação mínima na prova.
Fies
Desde 2011, o Enem é obrigatório para quem deseja solicitar o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies). Os candidatos ao financiamento pelo Fies deverão ter obtido pontuação mínima de 450 pontos no Enem 2015 para solicitar o benefício. Ficam de fora do processo de financiamento os participantes que obtiveram nota zero na redação. O Ministério da Educação (MEC) informou que 70% das vagas do Fies serão reservadas para cursos nas áreas de saúde, engenharia e formação de professores. Cursos com notas melhores e cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) também terão prioridade na distribuição de vagas do fundo. Segundo o ministério, a previsão de abertura para as inscrições do programa é o mês de janeiro; no entanto, candidatos devem aguardar a publicação do edital. Inscrições de 6 a 9 de fevereiro.
Universidades públicas e privadas
Universidades Públicas e Particulares
Há universidades públicas e privadas que não aderem ao Sisu ou Prouni, mas utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos. Algumas instituições utilizam o Enem em substituição à primeira fase do vestibular; outras, como complemento à nota. Para saber se a nota do Enem é aceita, o Ministério da Educação recomenda entrar em contato diretamente com a universidade escolhida.
Website:
http://www.prouniversitario.com.br/