Releases 19/01/2017 - 17:54

O Especialista em Carreira dá dicas para enfrentar a maratona por uma vaga de emprego em 2017


São Paulo--(DINO - 19 jan, 2017) - Em 2017, o Brasil responderá por mais de um terço dos novos desempregados que surgirão no mundo todo, mais de 1,2 milhão de pessoas perderão seus postos, segundo a Organização Internacional do Trabalho. Isso reforça o cenário em que se encontra a economia brasileira, ainda com dificuldades para se reerguer.

Entretanto, o desemprego está longe de ser um problema só do Brasil, o OIT ainda prevê a desocupação de 3,4 milhões de pessoas ao redor do mundo, atingindo um total de 200 milhões. O que eleva a concorrência de candidatos por vaga na hora de buscar um emprego. "Em um cenário como este o número de candidatos por vaga vai ser maior e consequentemente a competição será acirrada", como afirma o especialista em carreira, Jonnas Lima.

Para não passar despercebido no meio de tantos concorrentes, o especialista acredita que o 1º passo para aumentar as chances de conseguir a recolocação profissional é preparar um currículo atraente. "Hoje em dia muitos currículos parecem mais um desfile de moda, colorido e cheio de informações desnecessárias. O recrutador não quer saber qual o número do seu CPF ou RG, ele quer saber como a sua trajetória profissional vai resolver o problema da empresa dele. Em média, 20 segundos são suficientes para atrair o olhar dos selecionadores".

Outro ponto importante é a entrevista. "Com um bom currículo em mãos você vai conseguir ocasionar as oportunidades. Na entrevista é necessário evitar um erro crucial, a falta de autoconhecimento. "O candidato tende a estudar tudo sobre a empresa, porém, mais importante do que estudar sobre a empresa é estudar sobre você. É importantíssimo que o candidato saiba falar sobre si mesmo. Quais as suas qualidades? Quais os desafios que superou? Como a trajetória dele vai ajudar a empresa, se ele for contratado", afirma o Coach.

Cuidar da rede de contatos também pode ser um bom caminho para conseguir uma vaga. "Atualmente, a maioria das vagas são preenchidas através de indicação, mas é óbvio que a sua trajetória precisa ser interessante. Às vezes, alguém que já trabalhou com você, que já conhece as suas habilidades, pode te indicar a uma vaga que está com dificuldades de ser preenchida". Por fim, não seja tímido ao avisar a sua rede de contatos que está em busca de recolocação no mercado. "Não pode ter vergonha da sua meta! Talvez alguém possa te ajudar a se recolocar, mas, para isso, você não pode esconder que precisa de ajuda", diz Jonnas Lima.


Website: http://www.jonnaslima.com.br