Releases 30/06/2015 - 15:09

Saiba como aprimorar a segurança para aumentar vendas na loja virtual


(DINO - 30 jun, 2015) - Por Affonso Giaffone Netto*

O comércio eletrônico passa por mudanças constantes em todos os sentidos: evolução de plataformas, ferramentas inovadoras, novas etapas surgindo no processo de venda e diferentes modelos para comprar mídia. Ao final do dia, o objetivo de todas essas novidades é sempre o mesmo: melhorar e experiência do usuário para aumentar a taxa de conversão.

Veja algumas dicas para ampliar vendas e serviços nas lojas virtuais:

Checkout expresso ? Quanto menos etapas, melhor. A "compra em um clique", eleva as vendas de um e-commerce em pelo menos 24%, segundo dados da Webstrategies. O número pode ser potencializado se esse clique puder ser utilizado em várias lojas, por meio de um sistema de checkout expresso de cadastro único, que dispensa a necessidade de preencher cadastro até em lojas em que o cliente nunca realizou uma compra.

Segurança usuário ? A comunicação da loja com o usuário precisa ser a mais clara possível para fazê-lo sentir seguro. É fundamental exibir o certificado de segurança do site, bem como os símbolos de segurança do navegador. O principal é evitar ao máximo solicitar informações pessoais e financeiras do cliente.

Segurança do site ? Além dos certificados citados, é essencial que o gestor de e-commerce invista em soluções de ponta, afinal, a loja que tem uma falha de segurança ganha má reputação e fica fadada ao fracasso. Um gateway de pagamento com os mais modernos certificados de segurança é fundamental. Também é importante que a ferramenta ofereça diversas opções de pagamentos, com checkout em poucas etapas e menos dependente de dados do usuário para aumentar as chances de conversão.

E-mail marketing ? Os usuários de internet recebem todos os dias mensagens maldosas, de "phishing", tentando persuadir os incautos para interceptar seus dados. É essencial que o e-mail garanta que a loja é ela mesma e, sobretudo, evite ao máximo solicitar informações pessoais e financeiras. Com um checkout express único, o consumidor pode comprar com um clique e inserir um token enviado por aplicativo, eliminando qualquer chance de fraude.

*Affonso Giaffone Netto (affonso@onebuy.com) é sócio-fundador da OneBuy, solução de tokenização que permite transações mais rápidas e seguras, que visa facilitar a experiência de compra dos clientes de e-commerce e call centers