Campinas, São Paulo. --(
DINO - 08 jan, 2016) - Até 2017, todos os estabelecimentos comerciais paulistas deverão implementar o sistema. Empresa paulista Kryptus, especializada em segurança da informação, aproveitou a mudança regulatória para expandir a sua atuação.
O Sistema Autenticador e Transmissor (SAT) é um novo dispositivo para a geração de comprovantes fiscais que irá substituir, gradualmente, os equipamentos de ECF (Emissores de Cupons Fiscais). O Projeto SAT Fiscal (Sistema Autenticador e Transmissor Fiscal) foi desenvolvido pela CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) e seu uso passará a ser mandatório, para todos os estabelecimentos comerciais, até 2017.
A implementação teve início em 2015, com os novos contribuintes e aqueles cujos equipamentos ECF (impressora fiscal) tiveram seu prazo de uso esgotado. Até 2017, a obrigatoriedade será expandida sucessivamente, a postos de gasolina, estabelecimentos comerciais com faturamento anual maior que 100 mil, 80 mil e, por fim, 60 mil. A Sefaz (Secretaria da Fazenda) estima que em 2016 haverá a inclusão de mais 400mil estabelecimentos enquadrados nesses critérios.
O Sistema Autenticador e Transmissor (SAT) é um hardware responsável pela geração do Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e), realizando a assinatura digital e transmissão periódica à Secretaria da Fazenda, não existindo mais a necessidade de o contribuinte intervir ou formatar arquivos. Basta que ele emita o documento fiscal pelo equipamento. A vantagem desse novo modelo é que ele praticamente elimina os erros no envio, fator que contribuirá para a redução do número de reclamações dos consumidores, autuações e multas aos lojistas.
A empresa especializada em equipamentos e sistemas de segurança aposta no SAT
Fundada em 2003, a Kryptus é uma empresa brasileira de Segurança da Informação e desenvolve, integra e implanta uma gama de soluções de hardware, firmware e software para clientes Estatais e Privados variados. Sediada em Campinas, São Paulo, a Kryptus conta com um time de desenvolvimento altamente qualificado nas áreas de Engenharia Criptográfica e Segurança da Informação
"O mercado demorou para iniciar a migração dos ECFs para o SAT fiscal", explica Henrique Kawakami, Diretor de Operações da Kryptus, empresa de Segurança da Informação que comercializa o SAT Fiscal desde outubro de 2015. "Com a proximidade da obrigatoriedade, a demanda pelos aparelhos tem aumentado muito a cada mês e deve se intensificar ainda mais nos próximos meses", finaliza. A Kryptus planeja aumentar a produção em mais de 100% em janeiro de 2016 para atender à crescente demanda de mercado.
Atualmente, a empresa é líder brasileira em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de hardware seguro para aplicações críticas.
Novo SAT Fiscal beneficiará tanto comerciantes, quanto consumidores
O novo modelo trará vantagens para ambos os lados relacionados, comerciante e consumidor. O projeto viabilizará aos consumidores localizar na internet o documento fiscal num prazo muito menor do que o praticado atualmente no programa da Nota Fiscal Paulista. Os extratos dos documentos fiscais emitidos pelo sistema terão QRCode, que permitirá ao comprador checar dados da compra e a validade do documento com o uso de smartphone e aplicativo específico da Secretaria da Fazenda, já disponível para Android e em breve, para o sistema IOS.
Já os varejistas, não precisarão mais instalar um equipamento por caixa registradora. O SAT pode ser compartilhado por vários caixas, impressoras e rede de internet. Se o ponto-de-venda não estiver conectado à internet, o equipamento armazena todas as operações para serem enviadas à Secretaria da Fazenda assim que estabelecer conexão à Internet, ou pelo computador do escritório do estabelecimento comercial. O contribuinte será beneficiado com a simplificação dos trâmites para cumprir as obrigações tributárias.
SAT também para serviços
A prefeitura da cidade de São Paulo anunciou que também adotará a mesma tecnologia do SAT Fiscal para a emissão de documentos fiscais de serviço. O projeto se chama SAT-ISS, e deve ser implantado até a metade de 2016.
Sobre a Kryptus
Fundada em 2003, a Kryptus é uma empresa brasileira de Segurança da Informação e desenvolve, integra e implanta uma gama de soluções de hardware, firmware e software para clientes Estatais e Privados variados, incluindo desde semicondutores até sistemas complexos de identificação eletrônica e certificação digital. Atualmente, a empresa é líder brasileira em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de hardware seguro para aplicações críticas.
Sediada em Campinas, São Paulo, a Kryptus conta com um time de desenvolvimento altamente qualificado nas áreas de Engenharia Criptográfica e Segurança da Informação. A empresa foi nomeada Gartner Cool Vendor in Brazil 2014, sendo a única de cibersegurança a receber tal distinção no país.
No âmbito governamental, soluções Kryptus protegem sistemas, dados e comunicações tão críticas como a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), a Urna Eletrônica Brasileira e Comunicações Governamentais civis e militares.
Para mais informações sobre o sistema SAT, acesse:
www.fazenda.sp.gov.br/sa Website:
http://www.kryptus.com