Releases 17/04/2017 - 16:27

Terceirização do atendimento ao cliente: mitos x verdades


(DINO - 17 abr, 2017) - Quando falamos de terceirização de atendimento ao cliente (SAC), muito se fala dos prós e contras em realizar tal processo, o que de fato precisa ser bem avaliado entre ambas as empresas, com a realização de um dimensionamento adequado, quais estruturas e tecnologias serão necessárias para a realização do atendimento, que é um trabalho em conjunto com a empresa contratante e a contratada.

Se você procurar pela palavra "terceirização" no dicionário, vai encontrar as seguintes definições: "ato ou efeito de terceirizar", seguido de, "forma de organização estrutural que permite a uma empresa transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administração". Definições bem simples e claras. No entanto, inúmeros fatores da nossa cultura empresarial acabam transformando as definições dessa palavra em uma massa complexa carregada de mitos que são gerados às vezes por má experiência de gestão, às vezes por falta de conhecimento.

Separamos afirmações que encontramos em fóruns, discussões e algumas que facilmente nos deparamos no dia a dia, para te ajudar a entender com mais clareza de onde vêm tais afirmações e se são mitos ou verdades sobre a terceirização do atendimento ao cliente. Acompanhe:

Terceirizar é caro!

Mito. Na verdade, a tendência da terceirização do atendimento ao cliente é oferecer um resultado mais barato. O que acontece é que em alguns casos, o único critério adotado na hora de escolher a empresa prestadora do serviço terceirizado é o preço, e esse fato pode representar um grande risco à qualidade do serviço prestado, tornando a contratação mais onerosa do que benéfica.

Terceirizar é para preguiçosos!

Mito. A terceirização do atendimento ao cliente é utilizada como ferramenta administrativa há várias décadas em empresas do primeiro mundo e no Brasil. A prática da contratação via prestação de serviços de empresas especializadas em atividades específicas vem com um objetivo único quando adotada: atingir melhores resultados, concentrando todos os esforços e energia das empresas em sua atividade principal. Não se trata de se isentar do trabalho árduo diário, mas de focar no que importa para seu negócio crescer.

Terceirizar me ajuda a entender o meu próprio negócio!

Verdade. Ao terceirizar o atendimento ao cliente, uma empresa especializada no serviço começa a avaliar e repassar todas as informações pertinentes ao seu negócio. Isso te ajuda a entender quais são os tipos de chamadas que mais entram em seu SAC e o que pode ser feito para minimizar possíveis problemas.

Terceirizar pode me poupar tempo e dinheiro!

Verdade. Contratações com foco em qualidade garantem mais do que um SAC em pleno funcionamento, garantem crescimento dos lucros, clientes satisfeitos e bem atendidos e uma empresa com tempo e recurso necessário para investir em seu crescimento constante.
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