- A versão desktop 13.10 ganha o Smart Scopes e melhorias de desempenho dos esforços para convergência de celular e desktop, abrindo as portas para a convergência total em todos os dispositivos.
- O 13.10 inclui o primeiro lançamento real para celulares do Ubuntu, permitindo que OEMs, operadores e fornecedores do Silício integrem o Ubuntu com os aparelhos móveis em 2014.
- O 13.10 é compatível com a diferenciação de serviços de OEMs e operadoras.
LONDRES--(
BUSINESS WIRE)--17 de Outubro de 2013--A Canonical anunciou hoje a disponibilidade da versão 13.10 do Ubuntu para desktop e smartphones. A primeiro lançamento realmente móvel do Ubuntu oferece um sistema operacional ajustado e uma interface para usuário móvel que abrem as portas para a convergência total e criam uma plataforma exclusiva para a computação moderna.
Trata-se de um marco na história do Ubuntu; o mesmo sistema operacional Ubuntu que roda em telefones ARMs e servidores HP Moonshot ARMs e oferece exatamente a mesma capacidade das plataformas x86", disse Rick Spencer, que lidera a engenharia voltada para o usuário do Ubuntu. "O Ubuntu 13.10 é um sistema operacional com nível de servidor completo, que oferece uma experiência móvel e é enxuto o suficiente para ser compatível com dispositivos móveis, dando o pontapé inicial na nova era de segurança móvel e convergência de computadores".
A Canonical está trabalhando com parceiros para trazer os smartphones com Ubuntu para o mercado em 2014. A versão 13.10 do Ubuntu para desktop reflete grande parte deste progresso, com itens que organizam a casa, apps, músicas, vídeos, menos memória do dispositivo e requisitos gráficos, além de melhorias significativas na bateria e eficiência de memória.
O Ubuntu 13.10 inclui uma ampla variedade dos principais apps para celulares criados pela comunidade desenvolvedora do Ubuntu, que inclui um navegador, calendário, relógio, clima e calculadora. Os apps destacam os elemento distintos da experiência do usuário Ubuntu. Esta divulgação também apresenta o SDK completo com um conjunto também completo de ferramentas para desenvolver apps e extensões, temas, orientação automática e facilidade de uso de ferramentas UI para desenvolvimento rápido de aplicativos. O SDK é compatível tanto com o desenvolvimento em HTML 5 quanto nativo e o design responsivo do app facilita o lado dos desenvolvedores, que podem direcionar-se para telefones, tablets e PCs com um único código base.
Graças a nossa comunidade impulsiva com os primeiros consumidores e designers, nós construímos uma experiência única para os usuários finais e para desenvolvedores: uma estrutura de UI que se adapta em todos os formatos de computação pessoal", disse Mark Shuttleworth, fundador da Ubuntu e Conical.
O Ubuntu Dash traz o conteúdo direto para seu desktop, pesquisando em mais de 50 fontes online através dos escopos. O Ubuntu 13.10 introduz o Smart Scope tanto na versão para desktop quanto celular, que combina os resultados de vários escopos diferentes automaticamente e aprende as preferências individuais dos usuários, para que os resultados das pesquisas melhorem com o passar do tempo. Na versão 13.10, o Dash inclui muitos escopos de pesquisa novos, como Wikipedia, Amazon, Google News e Flickr, que podem ser configurados com relação a privacidade e preferências de pesquisa específicas.
O MIR, a nova pilha de gráficos de código aberto, que é compatível com velocidades de vídeo maiores em jogos e aplicativos para celulares, vem habilitado de forma padrão nos smartphones e está disponível como opção para os desktops. O MIR promete melhorias drásticas de desempenho para jogos, com melhor acesso aos últimos recursos gráficos dos dispositivos modernos e um modelo de driver simplificado para suporte de hardware dissiminado.
Disponibilidade:
O Ubuntu 13.10 está disponível para download a partir de 17 de outubro em
ubuntu.com/download
OEMs, fornecedores do Silício e operadores, acessem
ubuntu.com/phone ou entre em contato com Cristian Parrino na Canonical para obter os roteiros detalhados do Ubuntu no mundo móvel.
Para saber mais sobre o Ubuntu SDK e Ubunt design, acesse
design.ubuntu.com/apps
Para a comunidade e desenvolvedores, o Ubuntu 13.10 está oficialmente disponível para os dispositivos Nexus e uma variedade de outros dispositivos, recebendo apoio da comunidade.
==Fim==
Sobre a Canonical
A Canonical é a empresa por trás do
Ubuntu e a provedora líder de serviços para as implementações do Ubuntu na empresa. Com equipes globais de desenvolvedores, funcionários de suporte e centros de engenharia, a Canonical está unicamente posicionada para ajudar os parceiros e clientes e tirar o máximo proveito do Ubuntu. Ela também dirige a Ubuntu One, um serviço pessoal na nuvem, de plataformas cruzadas, para consumidores. A Canonical é uma empresa privada.
O Ubuntu é uma plataforma gratuita e de código aberto para cliente, servidor e computação na nuvem. É o Linux mais utilizado nos tops 1000 sites por tráfego, a plataforma de referência para implementações do OpenStack, o sistema operacional host mais popular e é enviado juntamente com PCs da Dell, LeNovo, HP e outras marcas. Desde seu lançamento em 2004, o Ubuntu tornou-se a opção favorita de desktop aberto e de crescimento horizontal das empresas da Fortune 500, desde fabricantes de hardware e provedores de conteúdo até desenvolvedores de software e consumidores.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Canonical
Contato RP
Sian Aherne
+442076302440
sian.aherne@canonical.com