São Paulo- SP--(
DINO - 07 jun, 2016) - Começa amanhã (8/9) o Simpósio SAEBRASIL CarBody 2016 que vai debater novos conceitos, tecnologias e matérias-primas para o desenvolvimento da estrutura dos carros, as chamadas "células de sobrevivência". Durante dois dias, oito montadoras - Fiat, Ford, General Motors, Honda, Mercedes-Benz, PSA, Renault e Volkswagen - vão mostrar as soluções que utilizam para ampliar este item tão importante, como diz Alejandro Furas, secretário geral da Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe). "O que a maioria das pessoas não sabe é que, muito além de airbags e cintos, a estrutura do veículo, onde ficam motorista e passageiros, precisa garantir proteção em caso de acidentes".
Para o especialista "a carroçaria deve ser quase indeformável na área dos ocupantes do carro". Segundo Furas, "o que está fora disso, como porta-malas e motor, deve ser planejado para quebrar nas colisões, liberando a energia da batida e reduzindo o impacto nos passageiros, atuando como 'amortecedores exteriores'".
Jessé Paegle, chairperson do Simpósio, salienta que a Latin NCAP vai mostrar um carro 'batido' para demonstrar como a organização concede as notas ? de zero a cinco estrelas - aos veículos que testa. O desempenho em um crash test, segundo Furas, deve ser considerado na etapa inicial da concepção de um novo modelo. Quando os carros são desenvolvidos para ter uma boa segurança, esse tipo de teste é vital para a etapa de desenvolvimento", diz o especialista.
PROGRAMA DO EVENTO
O Simpósio ? a ser realizado na sede do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) - será aberto no dia 8/6, ás 8h30, pelo chairperson do evento, Jessé Paegle, que vai falar sobre as tendências do mercado automotivo no Mercosul. Em seguida, falarão João Henrique Corrêa de Souza, do grupo de estampagem do Rio Grande do Sul, às 8h50, sobre "Os desafios da estampagem dos aços de alta resistência das novas estruturas veiculares"; e Valter Pieraccini, da Pieraccini Desenvolvimento de Empresas, às 9h20, sobre "A evolução da área de Pesquisa e desenvolvimento".
A partir desse horário, começam as apresentações das montadoras, que vão revelar e compartilhar com os participantes o que estão fazendo para tornar as 'células de sobrevivência' mais seguras para eliminar os danos causados por acidentes - segundo a Organização Mundial da Saúde ocorrem cerca de 1,3 milhão de mortes no trânsito anualmente em todo o mundo. A primeira indústria a falar é a Honda às 9h50, seguida da Volkswagen às 11h20, Fiat às 14h20 e Mercedes-Benz, às 15h50. Uma hora depois, Plinio Cabral Jr., da GM e diretor da SAE BRASIL, encerra o primeiro dia do encontro.
Na quinta-feira (9/6), o Simpósio SAE BRASIL CarBody 2016 recomeça às 8h30 e, logo às 8h40, será a vez da apresentação da PSA Groupe. Às 10h10 fala o representante da GM, seguido da Ford às 13h10, Renault às 14h40. O encontro será encerrado com a palestra de Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP - Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe (responsável pela realização dos crash tests, que avaliam a segurança dos carros produzidos na região), sobre Evolução da organização na América do Sul e tendências.
Sobre a SAE Brasil
A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial. A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País. A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.
Mais informações sobre o Simpósio SAE Brasil CarBody 2016
VOICE COMUNICAÇÃO
Direção de Atendimento e de Conteúdos: Beth Guaraldo (MTb 14.176)
Assessora de Comunicação: Mel Dantas (
mel@voice.com.br) / 11 3816 1230
Mais informações / SAE BRASIL
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo ?
msdiogo@companhiadeimprensa.com.br Sara Saar ?
sara@companhiadeimprensa.com.br Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9 4984-9581