Rio Claro, SP--(
DINO - 30 mai, 2016) - É Lei: as crianças com deficiência têm direito à matrícula em escolas regulares. O que já era estabelecido, foi reforçado pela Lei Brasileira de Inclusão, que entrou em vigor em janeiro de2016. O despreparo ou falta de recursos ? seja em escolas públicas ou privadas ? não pode mais ser usado como argumento para recusar vaga a esse grupo de crianças que representam, hoje, cerca de 8% da população brasileira.
Entretanto, muitos profissionais de educação sentem-se inseguros pela falta de experiência e conhecimentos sobre as deficiências ou déficits do aluno e em como facilitar a aprendizagem de crianças com diferentes demandas. Para atender esse público, a Inclusão Eficiente, consultoria catarinense que chegou ao Estado de São Paulo em abril, está oferecendo uma série de cursos temáticos em diferentes cidades do interior. Em maio, em Sorocaba, o tema abordado foi o autismo em sala de aula. O curso teve procura recorde e a turma se formou em oito dias. Em junho a empresa realiza um curso sobre a criança com paralisia cerebral em sala de aula, no município de Rio Claro: "A grande procura pelo curso de autismo, que está sendo contratado por diversos municípios para programas de qualificação fechados, superou nossas expectativas. Mas entendemos que também há muito a ser falado sobre paralisia cerebral, uma condição quepode trazer diferentes déficits que podem dificultar o processo de aprendizagem escolar ou passar desapercebidos dentro e fora da escola", comenta a terapeuta ocupacional e diretora da Inclusão Eficiente São Paulo, Vanessa Madaschi, que ministrará o curso em Rio Claro.
"O professor precisa estar atento para observar e intervir desde uma dificuldade motora para copiar a lição, para manter a atenção, percepção e exploração do ambiente até questões visuais, de comunicação e linguagem, e usar estratégias que auxiliem essa criança", explica a especialista. "Questões sensoriais, questões de vivências com os pares, recursos materiais, tudo isso tem um papel fundamental na escola e são informações que o professor precisa conhecer para discutir com a equipe de reabilitação e definir objetivos adequados ao desenvolvimento de cada criança e a construir esse fazer em conjunto", explica.
A empresa espera receber profissionais e estudantes de educação (pedagogia, psicopedagogia e licenciaturas) e reabilitação (fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, arte terapia, musicoterapia, entre outros). "Acreditamos profundamente que a troca de experiências entre os profissionais e estudantes das diferentes áreas promoverá um aprendizado muito importante, cujo intercâmbio precisa continuar na escola: é preciso que os profissionais de reabilitação entendam mais sobre esse ambiente, tão importante para a criança, e os profissionais de educação conheçam mais sobre questões da reabilitação que interferem na aprendizagem, até para estabelecerem objetivos comuns, que beneficiem a criança, cada um em sua área", explica Vanessa.
O curso será realizado no dia 17 de junho, no Rio Claro Plaza Hotel, das 09h às 18h. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail:
saopaulo@inclusaoeficiente.com.brSaiba mais:
A Inclusão Eficiente é uma consultoria sediada em Chapecó ? SC, com filiais em São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais. A empresa oferece programas de intervenção domiciliar para crianças com deficiência ? como o LIFE, que tem como foco a interligação de contextos, treinamento de ATs e estimulação cognitiva ? e programas de consultorias e cursos para escolas,universidades e municípios. Em setembro, a empresa realiza o primeiro curso internacional em São Paulo, o curso Bobath avançado: manuseio em atividades funcionais, com as terapeutas ocupacionais Madonna Nash e Oacy Veronesi. O curso terá dupla certificação (NDTA e Abradimene) e será ministrado em Inglês, com tradução.
Vanessa Madaschi
Vanessa Madaschi é Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Escola Presbiteriana Mackenzie (2012), pós-graduada pela Universidade de São Paulo USP em Atendimento Domiciliar (2001) e especialista em reabilitação física pela AACD (1997). Certificação pelo Conceito Bobath e Baby Course pela International Neurodevelopmental Bobath Association (2001). Estágio internacional no Kennedy Krieger Institute, John Hopkins Hospital (2009,2011, 2013, 2015). Trabalhou como docente no curso de Terapia Ocupacional na UFSCar, como Terapeuta Ocupacional no Hospital Israelita Albert Einstein, na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação e no Setor Infantil da AACD ? Associação de Assistência à Criança Deficiente. Acompanha crianças com paralisia cerebral e outros distúrbios do desenvolvimento, com ampla experiência em assessoria à inclusão escolar.
Recentemente publicou o artigo internacional: Adaptação Transcultural e Propriedades Psicométricas das Escalas Bayley III de Desenvolvimento Infantil para a população brasileira, em crianças de 12 a 42 meses de idade, nas áreas motoras, de linguagem e cognição, escrito em parceria com Tatiana Pontrelli Mecca , Elizeu Coutinho Macedo e Cristiane Silvestre Paula, com autorização dos autores da escala.