São Paulo, SP--(
DINO - 26 abr, 2018) - A perícia grafotécnica consiste em uma análise da grafia em assinaturas e outros tipos de escrita manual. Essa técnica é frequentemente utilizada no meio judicial e para impedir fraudes. Trata-se de uma maneira confiável de identificar autenticidade em documentos. Verificar a autenticidade da grafia, entretanto, vai muito além da determinação de quem é o autor do documento. É possível identificar adulterações no texto e até mesmo constatar se houve coerção no momento da escrita. Os profissionais que trabalham com esse tipo de perícia foram treinados e contam com um repertório de ferramentas científicas para fazer a análise. Trata-se de um processo técnico que exige a aplicação de um conhecimento profundo. "A
perícia grafotécnica é extremamente efetiva, tanto que é reconhecida como prova pelo sistema judicial", explica Evandro Correia Silva, sócio da Nero Perícias. A empresa é especialista em diversos tipos de laudos periciais.
Para que é usada a perícia grafotécnica?
Existem inúmeras situações nas quais a autenticidade de um documento pode precisar de validação. De maneira geral, o
perito grafotécnico possui duas áreas de atuação: a judicial e a extrajudicial. Quando o perito é contratado diretamente pelo cliente para examinar uma assinatura, título ou documento, está atuando no âmbito extrajudicial. Quando é nomeado por um juiz ele passa a ser perito do juízo. Em algumas situações, os peritos contratados pelas partes no processo podem contrariar o laudo do perito judicial. Dessa forma, os peritos agindo na esfera extrajudicial são normalmente referidos como assistentes técnicos. Eles apresentam o parecer técnico que será considerado no processo. As duas esferas de atuação estão, normalmente, na área jurídica.
Saiba mais: conheça os usos da perícia grafotécnica no Brasil
1. Verificar a autoria de assinaturas, documentos, textos: mesmo quando os documentos são anônimos, é possível comprovar a autoria por meio da comparação com outras amostras de escrita. O perito procura por compatibilidades em estilo de escrita, formato das letras, uso das palavras e outros fatores da grafia.
2. Detectar alterações em documentos: o perito grafotécnico está capacitado para identificar raspagens, substituições, emendas, supressão e rasuras, entre outros tipos de alterações.
3. Identificar se um dado foi escrito por coação: através da
perícia grafotécnica , é possível apontar alterações na escrita causadas por efeitos de drogas, doenças e coação. Também pode-se identificar se o autor teve sua mão guiada por outra pessoa no momento da escrita.
4. Recuperar documentos danificados: o perito está capacitado para identificar os dados contidos em documentos raspados, queimados e molhados. Além disso, também consegue identificar textos cobertos por líquidos corretores ou tintas.
5. Identificar fraudes: além da validade da assinatura, também é possível identificar fraudes como abuso de folha assinada em branco, substituição de folhas encadernadas, escrita feita com tinta invisível e outros tipos de adulteração.
Realizar essas verificações não é uma tarefa fácil. O perito grafotécnico deve possuir o treinamento formal necessário, além de estar licenciado pelos órgãos responsáveis.
Como é realizada a perícia grafotécnica?
Os documentos analisados em perícia grafotécnica passam por uma série de exames aprofundados, que segue normas específicas. O processo funciona, normalmente, através da comparação de amostras da escrita. Serão analisados pelo perito fatores como:
· Calibre da escrita;
· Espaçamentos entre linhas, letras e palavras;
· Comportamentos gráficos, como direções e distâncias em relação à linha;
· A proporcionalidade da grafia;
· O ângulo na formação das letras;
· Como são os setores curvos de cada letra;
· Inclinação de eixos;
· Inclinação dos caracteres.
Esses fatores são apenas alguns exemplos. A perícia grafotécnica é um processo extremamente detalhado e aprofundado, exigindo tempo, especialização e atenção do profissional.
Saiba mais
A Nero Perícias é uma empresa especializada em diferentes tipos de perícia. Um dos serviços oferecidos é a perícia grafotécnica. Com escritórios em São Paulo e São José do Rio Preto, a empresa conta com uma equipe de profissionais inscritos junto ao CONPEJ (Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil), buscando garantir a confiabilidade dos serviços realizados. Para saber mais, visite o site:
www.neropericias.com.br ou ligue (11) 2829-8767 (São Paulo - capital) ou (17) 3021-9200 (São Paulo - interior).
Website:
http://neropericias.com.br/