Atibaia-SP--(
DINO - 24 mai, 2016) - Este conceito surgiu em meados dos anos 90, quando as empresas começaram a entender a importância de ter um colaborador satisfeito e feliz. Segundo um dos especialistas da área, Saul Bekin, o cliente só é conquistado com serviços excelentes, e isso só é possível com funcionários motivados e comprometidos. Portanto, para conquistar a excelência em serviços, é necessário envolver os colaboradores com os objetivos e as decisões da empresa.
O cliente interno é a chave para o sucesso dos seus produtos ou serviços, ainda com a evolução da mentalidade das empresas, outras veem o colaborador como funcionário e acredita que o maior motivador é a apenas o salário. Engana-se. É necessário que o veja como cliente e existe a necessidade de agradá-lo, principalmente com ações que façam acreditar que eles fazem parte da organização e das suas tomadas das decisões.
Da mesma maneira que o marketing, quando é necessário ouvir o público-alvo para entendê-lo, com o público interno não é diferente, pois suas atenções devem ser voltadas para o colaborador e escutar o que ele tem a falar da empresa que ele está trabalhando.
Uma das principais ferramentas do endomarketing são a motivação e a informação. Alinhar os objetivos das organizações com os do colaborador são o combustível para manter esta parceria. Acreditar nos objetivos das empresas e se sentir parte fundamental para a tomada de decisão, fazem com que o colaborador "vista a camisa" e tenha orgulho em trabalhar neste ambiente. O qual muitas vezes podem pesar mais que um alto salário e um bom plano de saúde.
Para manter os funcionários motivados, é necessário informação. Quando eles conhecem a origem da empresa e onde elas pretendem chegar (missão, visão e valores), fica mais fácil manter a comunicação e ajudar a alinhas os objetivos. Ele deve ser o primeiro a saber das decisões da empresa, seja elas positivas ou negativas.
Promover ações de endomarketing mostram como a empresa está preocupada com os colaboradores. Existem vários tipos de ações como palestras e eventos relacionados ao setor que a empresa se encaixa, benefícios extras como bônus ou day offs, pesquisa de clima organizacional para poder saber o que acham da empresa e as suas ações, premiações e brindes, que podem estar ligados ao ramo das empresas.
Segundo Igor, proprietário da
http://www.zimi.com.br/ Zimi Brindes, as empresas estão buscando cada vez mais uma relação mais próximas dos seus clientes-internos. Quando fazem cotação para ações de marketing, também investem em brindes para o seu cliente interno.
A motivação dos seus colaboradores é a motivação da sua empresa. Invista em que veste a sua camisa, além implantar programas de ações, mostre o interesse nos pequenos detalhes e entender que não são custos para a sua empresa e sim um respeito e consideração por seus colaboradores.
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