Releases 03/03/2016 - 17:11

Empreender por oportunidade: Esse é o momento de vender lenços enquanto muitos choram


Belo Horizonte, Minas Gerais--(DINO - 03 mar, 2016) - A discussão sobre o momento pelo qual passa a economia brasileira tem feito parte das mesas de jantar de diversas. Há quem tenha visto um momento de inúmeras possibilidades, mas há quem consiga enxergar apenas os pontos negativos e fazer perpetuar o uso do jargão: "mas com essa crise?". Enquanto alguns choram, novos empreendedores têm surgido e vendido mais que lenços para lutar contra o pessimismo e as adversidades do momento.

Momentos como este têm tirado muita gente da zona de conforto e isso não parece ser um problema para os empreendedores que têm identificado oportunidades e não apenas se tornado reféns da necessidade de criar o próprio negócio. Apesar de encontrar um cenário burocrático repleto de desafios, o empreendedor tem persistido e prosseguido com a abertura de seu negócio, o que justifica a taxa de empreendedorismo no país se manter crescente.

Se comparado com o ano de 2002, quando o índice de empreendedorismo era de 20,9%, o ano de 2015 apresenta o maior índice dos últimos 14 anos, sendo quase o dobro: 39,3% conforme aponta a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) realizada a pedido do Sebrae. Ainda outro fator que conta positivamente na hora do brasileiro optar por empreender é a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que entrou em vigor a partir do ano de 2007.

"Empreender não é a escolha mais fácil mas, no caso da Toro, foi e tem sido a mais gratificante. É uma batalha diária que demanda persistência e trabalho duro, mas com bons sócios, uma boa equipe e um bom e grande propósito tudo se torna mais simples. " - Gabriel Kallas - CEO e sócio-fundador da Toro Radar (empresa de análise que ensina como investir na Bolsa de Valores ).

As linhas de crédito e investimento fazem toda a diferença, principalmente nos primeiros anos em que boa parte das pessoas não consegue investir na empresa como gostariam. Gabriel Kallas fala ainda sobre o investimento que a Toro Radar recebeu por meio da linha Finep Inovacred do BDMG:

"No começo, a empresa precisa de uma série de coisas e entre elas, investimento é uma das principais, mas poucos são os que possuem capital suficiente para isso. E para que haja crescimento deve haver investimento. Nós contamos com a Finep Inovacred do BDMG, que é voltada para projetos inovadores e utilizamos os recursos para pesquisa e desenvolvimento de produto. Com todos os recursos que captamos e aplicamos, bem como o nosso empenho e da nossa equipe, conseguimos um crescimento de 500% no último ano."

Assim como qualquer escolha, empreender é lidar constantemente com desafios, mas há uma série de recursos que fazem com que o empreendedor não se sinta desamparado para enfrentar todos eles.

Mais informações: Renata Cota - Toro Radar
renata.cota@tororadar.com.br
Website: http://www.tororadar.com.br/blog