São Paulo, SP--(
DINO - 29 set, 2016) - As plataformas de comunicação digital são uma tendência crescente a nível mundial para empresas de todos os tamanhos e indústrias. PwC prevê que as empresas vão investir US$ 907 bilhões em plataformas de comunicação e colaboração cada ano até 2020, o que mostra claramente o significado desta tendência para a transformação digital. Apesar do forte investimento projetado, muitas empresas ainda estão optando por usar uma opção livre e não privada para a comunicação interna: WhatsApp.
O aplicativo de comunicação pessoal WhatsApp é muito popular e está fazendo seu caminho para o escritório à medida que mais e mais funcionários preferem a comunicação estilo bate-papo digital instantâneo. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, a maioria dos funcionários já usa WhatsApp para a comunicação com a família e os amigos todos os dias, tornando-o fácil de implementar. A grande atração é chat em grupo para as equipes. WhatsApp é uma maneira fácil para as empresas comunicar-se rapidamente entre os escritórios ou dentro de suas equipes de trabalho como equipe de vendas ou lançamento de novos produtos, em lugar do lento e-mail. Cerca de 1 bilhão de grupos de WhatsApp já foram criados. Mas existem alguns inconvenientes graves de utilizar WhatsApp para a comunicação de negócios, que diretores e gerentes de tecnologia devem ter em conta.
"Misturar informações pessoais e de negócios pode levar a sérios problemas para o seu negócio", diz Mariano Rodriguez, cofundador do
Hibox, um aplicativo de colaboração para empresas baseado em São Paulo que quer substituir o uso WhatsApp no ??local de trabalho. "Além de fugas de informações confidenciais e funcionários distraídos, você também está perdendo uma grande oportunidade para melhorar a forma como sua equipe se comunica e trabalha em conjunto."
WhatsApp, para a maioria dos usuários, não é estritamente para o negócio. Para a maioria é usado para conversas pessoais e chats em grupo não relacionados com o trabalho. Misturando grupos pessoais e empresariais pode ser irritante, perturbador, e possivelmente perigoso. O compartilhamento de informações de negócios em qualquer lugar onde conversas sobre negócios e conversas pessoais misturam não é nada inteligente e pode resultar em a fuga de informações confidenciais fora da empresa. Recentemente, uma violação de segurança colocou a mais de 200 milhões de usuários de WhatsApp em risco - tudo o que um hacker necessitou foi o número de telefone de um usuário para acessar todas as informações privadas dentro de suas conversas. O dano de um ataque a uma empresa com centenas de usuários em várias conversas em grupo pode ser catastrófico.
Além disso, WhatsApp não oferece nenhum controle interno de usuários. Os administradores da empresa não têm controle sobre quem cria grupos e quem é adicionando como membro e, quando os funcionários deixam a empresa não existe nenhuma forma de restringir o acesso às suas contas, resultando em maiores riscos de segurança.
A perda de informações importantes através de salas de mensagens instantâneas pode ocorrer facilmente, especialmente sem capacidade de pesquisa. A proposta de um chat para empresas é que as informações e as ideias sejam compartilhadas e respondidas rapidamente. Mas, sem uma boa maneira de organizar essas informações, muitas vezes a ferramenta não alcança o objetivo desejado.
O ato de enviar mensagens para um grupo sobre novas ideias não significa que eles vão se tornar em ações. Precisam tarefas claras e concisas com datas de vencimento para que os projetos se executem de forma eficaz. Sem um gerenciamento de tarefas, o WhatsApp não permite que você organize as etapas pendentes para avançar com os seus projetos e pode se tornar mais numa distração que outra coisa.
Uma alternativa direta ao WhatsApp que as empresas devem avaliar é o
Telegram, uma plataforma de mensagens instantâneas que oferece elementos avançados de segurança e uma melhor experiência na versão web. As mensagens do Telegram estão criptografados, que permite aos usuários proteger informações confidenciais de "hackers" e também permite destruir mensagens com um temporizador. Outra opção é o
Hibox, uma plataforma de mensagens instantâneas para empresas que integra gerenciamento de tarefas e videoconferência na mesma ferramenta. Com o
Hibox os usuários podem ter todos os benefícios de uma comunicação mais ágil combinada com poderosas ferramentas de produtividade, de modo que o "brainstorming" em grupos de chat pode ser transformado em tarefas concretas.
Para evitar essas armadilhas, mas ainda colher os benefícios da comunicação pelo chat e colaboração, o primeiro foco dos diretores de tecnologia deve ser encontrar uma plataforma focada no negócio. Os critérios principais devem ser usabilidade, facilidade de implementação, e focada na produtividade. A plataforma de comunicação deve ter uma experiência de usuário simples para que todos os funcionários possam ser treinados rápido e facilmente. Além disso, deve ter várias funcionalidades já incluídas para que outras integrações custosas e confusas não sejam necessárias. O mais importante, a plataforma deve estar desenvolvida para ser um ambiente de colaboração segura e separar de comunicação pessoal sem o potencial de vazamento de informações confidenciais.
Acerca da companhia
Hibox, a startup baseada em São Paulo, tem como missão substituir as plataformas de bate-papo pessoal ruidosas e inseguras como WhatsApp que muitas empresas começaram a usar em um esforço para "entrar na era digital", com uma plataforma de colaboração para empresas que oferece mensagens instantâneas, gerenciamento de tarefas, e videoconferência tudo na mesma ferramenta.
Ao contrário de WhatsApp,
Hibox dá aos administradores controle total sobre quais grupos são criados e quais usuários podem acessar.
Hibox organiza automaticamente os conteúdos importantes, como arquivos de modo que os usuários tenham acesso fácil e também tem uma pesquisa poderosa para ajudar aos usuários a encontrar conversas anteriores quando precisam deles.
Hibox tem gerenciamento de tarefas embutido na plataforma e permite atribuir tarefas à colegas específicos com datas de vencimento desde o chat mesmo.
Website:
https://www.hibox.co/