Releases 23/10/2015 - 14:59

Marcos Nusdeo, ex-procurador-geral do Estado de SP, concorre à presidência da Apesp


São Paulo--(DINO - 23 out, 2015) - Ex-procurador-geral do Estado de São Paulo durante as gestões de José Serra e Alberto Goldman (2007 a 2010) e ex-presidente da Associação dos Procuradores do Estado de SP (em 2006), Marcos Nusdeo lançou sua candidatura para retornar à presidência da Apesp. Sua chapa, "Construindo o Futuro", contará com procuradores renomados, como a procuradora aposentada Maria Sylvia Zanella Di Pietro, no conselho assessor.

Em oposição à atual gestão da Apesp, a chapa traz uma proposta de união da carreira, na qual a principal bandeira é o diálogo e o consenso com todos os níveis hierárquicos da Procuradoria-Geral do Estado e o Governo do Estado. "A atual gestão da Apesp perdeu espaço nas discussões sobre a carreira e os procuradores foram prejudicados devido à falta de capacidade de negociação dos nossos atuais representantes. Nosso compromisso é melhor representá-los", afirma o procurador Marcos Nusdeo.

A eleição na Apesp está marcada para o dia 17 de novembro e tem apenas duas chapas cadastradas ? a da oposição, liderada por Marcos Nusdeo, e a de situação, que tenta a reeleição. Cada chapa tem 11 membros para a diretoria, mais três para o Conselho Fiscal e outros três assessores.

A campanha da chapa "Construindo o Futuro" passará por várias cidades do Estado de São Paulo ao longo do mês de novembro, como Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São Carlos, Sorocaba, Taubaté, Campinas, Santo André, Guarulhos, Osasco e Mogi das Cruzes.


Durante a gestão de Nusdeo, entre 2007 e 2010, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) assumiu os serviços de inscrição, controle e administração da dívida ativa do Estado. Na época, houve a transferência completadessa atividade para os procuradores, que incluiu ampla informatização e teve investimento de R$ 5 milhões em equipamentos.


A mudança permitiu o acesso a informações pela internet, a racionalização da distribuição dos executivos fiscais, a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos contribuintes e do trabalho de cobrança, além do incremento da arrecadação. De 2007 a 2010, a arrecadação de débitos vencidos atingiu aproximadamente R$ 4 bilhões.

Ainda em sua gestão, Nusdeo criou um grupo multidisciplinar, reunindo órgãos como Cetesb e Secretaria do Meio Ambiente, que eliminou burocracias e exigências redundantes para o licenciamento de construção de penitenciárias. Entre 2007 e 2010, o programa contemplou 49 novas unidades prisionais.

A Apesp existe há 66 anos e representa os interesses dos procuradores perante o Executivo, o Legislativo e o Judiciário estadual. Tem cerca de 1.000 associados na ativa, e mais 500 aposentados. É sua função participar das discussões sobre salários e condições de trabalho da carreira.

Composição completa da chapa "Construindo o Futuro"

Diretor de Esportes e Patrimônio ? Silvio Romero Pinto Rodrigues Júnior - C.J. da Capital - Planejamento
Diretor de Assuntos Legislativos e Institucionais ? Diego Brito Cardoso - C.J. da Capital - Transportes Metropolitanos
Diretor do Interior e demais Unidades fora da Capital ? Paulo Sérgio Garcez Guimarães Novaes - P.R. de Bauru
Presidente ? Marcos Fabio de Oliveira Nusdeo - Procuradoria Administrativa
Vice-Presidente ? Mara Christina Faiwichow Estefam - Aposentada
Secretária Geral ? Monica Maria Russo Zingaro Ferreira Lima - Procuradoria Fiscal
Diretor Financeiro ? Fabrizio de Lima Pieroni - P. R. de Campinas
Diretora Social e Cultural ? Cintia Oréce - Procuradoria Regional de Santos
Diretor de Previdência e Convênios ? José Luiz Souza de Moraes - Procuradoria Judicial
Diretor de Comunicação ? Marcelo de Aquino - C.J. da Capital - ARSESP
Diretor de Prerrogativas ? Felipe Gonçalves Fernandes - Procuradoria Judicial

CONSELHO ASSESSOR
Carlos José Teixeira de Toledo - Procuradoria Judicial
Maria Sylvia Zanella Di Pietro - Aposentada
Patrícia Ulson Pizarro Werner - Consultoria Jurídica da Capital - Educação

CONSELHO FISCAL
José Carlos Novais Júnior - PPI
Olga Luzia Cordoniz de Azeredo - Aposentada
Paulo David Cordioli - Procuradoria Fiscal
Sobre Marcos Fabio de Oliveira Nusdeo

Professor de Direito Constitucional na Faap desde 2000, Marcos Nusdeo formou-se em 1984 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e obteve o título de Mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1994. Ingressou na Procuradoria Geral do Estado em 1989. Foi eleito Presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo, a Apesp, em março de 2006 para um mandato de dois anos e exerceu o cargo até ser nomeado procurador-geral do Estado, posto que ocupou entre 2007 e 2010. Desde 2011 está atuando na Procuradoria Administrativa.

Facebook: https://www.facebook.com/Marcos-Nusdeo-Presidente-1842104212682773/
Endereço do blog: http://marcosnusdeo.blogspot.com.br/