São Paulo, SP--(
DINO - 13 jun, 2017) - Você já se perguntou sobre a diferença entre consumidor e cliente? Como transformar um consumidor em um cliente? O que motiva um consumidor comprar no seu supermercado e se tornar um cliente? Veja abaixo 3 ações que podem responder à estas perguntas, ou pelos menos servir de insights.
1 ? Use seu Small Data: a informação a seu favor
A "informação pequena", por assim dizer, é uma mina de ouro para o varejo. É de extrema importância entender que todo dado coletado pelo seu supermercado, seja por meio de um sorteio, uma campanha, uma promoção sazonal, um sistema de fidelidade etc. pode e deve ser utilizado para gerar mais vendas e transformar o consumidor em um cliente efetivo. Um simples histórico de compras do seu cliente já pode ser utilizado para extrair informações relevantes sobre perfil de consumo, por exemplo.
2 ? Estimule. Crie suas próprias datas
Quando se fala em estímulo é preciso entender que é uma "promessa". A partir do momento que você promete entregar a compra dentro de 1h, você precisará cumprir esta promessa, para não gerar frustração. Esteja preparado para tirar o consumidor de sua zona de conforto e para atender à demanda.
E a demanda quem cria é você. Nada impede o seu supermercado comemorar aniversário 4 vezes no ano. Portanto, além das 7 datas mais importantes para o varejo (online e off-line), que são Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Saldão, seu supermercado não deve esperar estas datas para estimular o consumidor. Crie suas datas. Seja criativo e esteja preparado.
3 ? Prestação de Serviço. Crie e mantenha um bom Relacionamento entre as pessoas
Ok, você usou seu Small Data, estimulou o consumidor, gerou competitividade, mas ainda assim não atingiu os resultados esperados. Se isto acontecer, é preciso se perguntar: como está a prestação do serviço? Nosso supermercado está entregando dentro do prazo prometido? Estamos separando os produtos de forma correta?
"Com certeza é preciso trabalhar o estímulo e gerar ansiedade no consumidor, mas acima de tudo, é preciso criar formas de manter um bom relacionamento entre o supermercado e o consumidor", diz Davi Costa, diretor do SiteMercado. É este relacionamento que motiva (ou não) o consumidor a comprar novamente e se tornar um cliente. "Este cuidado com o relacionamento vai desde a forma que o separador escolhe o melhor tomate da feirinha, até a forma que embala a carne em uma caixa térmica. Todo este cuidado é percebido pelo consumidor, que sentirá confiança em comprar novamente", finaliza Costa.
Lembre-se: é preciso considerar que um consumidor só se tornará um cliente quando efetuar uma compra pela segunda vez em seu supermercado.
Os supermercados que utilizam a plataforma do SiteMercado já conhecem os benefícios de utilizar o Small Data para alavancar as vendas e transformar consumidores em clientes fiéis. E o seu supermercado? Tem informação sobre seu cliente? Sabe o que fazer com os dados coletados em campanhas realizadas no supermercado?
Website:
https://www.sitemercado.com.br