SÃO PAULO, 23 de março de 2015 /PRNewswire/ -- A LANXESS, empresa alemã líder mundial em especialidades químicas e que já investiu mais de um bilhão de dólares no Brasil desde 2008, aguarda para os próximos dias o resultado final da investigação antidumping conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, contra as exportações europeias de borracha de estireno-butadieno em emulsão (ESBR).
O processo MDIC/SECEX nº 52272.000933/2014-12 foi iniciado há cerca de 10 meses em decorrência do grande aumento do volume de importações de ESBR com dumping. No final de janeiro, o Departamento de Defesa Comercial (DECOM), após analisar informações detalhadas coletadas com os exportadores e com a LANXESS, e ouvir em audiência todas as partes interessadas, publicou uma nota técnica que aponta para a prática de dumping nas exportações de ESBR da União Europeia para o Brasil, e para a presença de dano causado por essas exportações. A decisão final do processo, que será analisado pela Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), é esperada ainda neste mês.
Em um contexto no qual a Balança Comercial Brasileira da Indústria Química registrou um déficit de USD 32 bilhões em 2014, a LANXESS, única produtora de ESBR no País, tem sido diretamente afetada pelas crescentes exportações com dumping da Europa, prática considerada desleal e condenável pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
Presente no Brasil desde 1962, a empresa possui sete unidades produtivas no País, sendo duas delas (Duque de Caxias e Triunfo) destinadas à produção de borracha ESBR. Entre os efeitos negativos que a prática de dumping tem causado à empresa estão: a paralisação de linhas de produção, a redução de mão de obra direta e indireta, a perda de faturamento, assim como a redução significativa dos investimentos em virtude da baixa utilização da capacidade instalada.
A borracha ESBR é utilizada na fabricação de pneus, sandálias e solados para calçados, correias transportadoras, entre outros. A empresa, que tem capacidade instalada no Brasil suficiente para atender toda a demanda nacional, afirma que seus preços são competitivos e compatíveis com aqueles praticados no mercado internacional. A LANXESS apoia as práticas leais de comércio e reforça seu compromisso com o Brasil.
Sobre a LANXESS
A LANXESS (
http://www.lanxess.com.br) é líder em especialidades químicas, com volume de vendas de 8 bilhões de Euros em 2014. Atualmente, conta com cerca de 16.600 empregados distribuídos em 29 países. A companhia possui 52 unidades de produção ao redor do mundo. O core business da LANXESS é o desenvolvimento, produção e venda de especialidades químicas, plásticos, borracha e intermediários. LANXESS é uma companhia membro do Dow Jones Sustainability Index (DJSI) World e FTSE4Good.
No Brasil, a LANXESS está representada pelas suas 10 unidades de negócio, possui aproximadamente 1.200 empregados, e 7 unidades produtivas, laboratórios e escritórios, distribuídos pelas cidades de São Paulo e Porto Feliz (SP), São Leopoldo e Triunfo (RS), Duque de Caxias (RJ), Cabo de Santo Agostinho e Recife (PE).
Informações à imprensa:Virta Comunicação Corporativa Tel.: (11) 3083-1242Fernanda Arantes ? fernanda.arantes@virta.inf.brMariana Dente ? mariana.dente@virta.inf.br
FONTE LANXESS