Piracicaba, SP--(
DINO - 09 set, 2015) - Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Piracicaba tem hoje aproximadamente 15 mil empresas. Por isso, em um momento de instabilidade econômica, pequenas e médias empresas devem prestar mais atenção na gestão de seus negócios.
De acordo com o consultor da Saffi Piracicaba Lucas Zanuzzi, atualmente, são poucos os setores da economia brasileira que estão crescendo. "A grande maioria das empresas está passando por momentos de redução das vendas, aumento das despesas operacionais e achatamento das margens de lucro. Portanto, deve-se manter a calma e olhar para dentro do negócio. É importante não se contaminar com o pessimismo exagerado que foi criado, se mantendo otimista em relação ao futuro".
Para Lucas, algumas dicas são fundamentais para enfrentar o período: "É preciso reduzir o grau de endividamento trocando dívidas caras por mais baratas; revisar o mix de produtos ou serviços e ampliar a linha de produtos oferecidos; otimizar os processos produtivos identificando possíveis falhas e pontos de melhoria; investir em marketing para que o pouco dinheiro do cliente não vá para o concorrente e sim para a sua empresa; e, por fim, ser criativo e encontrar alternativas que sejam viáveis para a empresa e deem um ótimo retorno", aconselha.
Vale lembrar também, ressalta Lucas, que é fundamental reforçar os controles e demonstrativos financeiros, porque neles estão todas as informações que o empresário precisa para tomar decisões corretamente.
Mas, como aumentar as vendas em tempos de crise? O consultor da Saffi Piracicaba explica que o aumento de vendas nesses tempos de crise está muito ligado com a inovação dos produtos e da empresa. "Vender o mesmo produto ou serviço que você vende hoje, da mesma forma, para o mesmo segmento de clientes, está complicado, pois o mercado está com menos poder aquisitivo. Uma das soluções para isso é diversificar os produtos, focando em outros segmentos de clientes. Se você tem uma loja de calçados, por exemplo, pode começar a entrar no segmento esportivo, com produtos específicos para ciclistas, tênis de corrida de alta performance, equipamentos para artes marciais, ou seja, procurar entrar em segmentos específicos de clientes que antes não entravam na sua loja, mas hoje podem comprar, por você oferecer o que eles procuram. Nessa caso, o empresário pode ter tido uma queda nas vendas de calçados tradicionais, porém, complementou o faturamento com produtos novos, que ajudaram a aumentar as vendas, mesmo em momentos não tão bons".
E complementa: "Esse exemplo vale para todos os segmentos de empresas, seja na indústria, em serviços, ou no varejo, pois o princípio da inovação deve ser uma prática constante na empresa, e pode ser feito em todos os momentos, não precisando necessariamente esperar a crise para colocá-lo em prática", finaliza.