Releases 02/02/2016 - 10:32

Casa da Cultura Carlos e Diva Pinho lança programação para 2016


São Paulo, SP--(DINO - 02 fev, 2016) - A Casa da Cultura Carlos e Diva Pinho acaba de lançar sua programação para o primeiro semestre de 2016 e mantém sua característica fundamental de oferecer atrações, conhecimento e conteúdo, gratuitamente, ao público de todas as idades.

Com a assinatura da coordenadora cultural Cássia Vianna Bittens, o programa vai abordar temas relevantes para a sociedade em geral, promovendo uma discussão aberta, através da Literatura, Música, Fotografia, Artes e Consciência Negra.

Para começar, no dia 1? de fevereiro, acontece a abertura da exposição Abre Alas, que vai abordar o tema Carnaval. Como se trata de uma festa popular, o acervo da exposição é composto por imagens cedidas pela própria população, que participa de forma interativa.

Através de fotos coloridas e preto e branco será possível relembrar ou conhecer diferentes momentos de uma das maiores festas populares do mundo. O acervo trará imagens da década de 50 até os dias atuais, que estarão dispostas em porta-retratos customizáveis, caracterizados com motivos carnavalescos. Na abertura da exposição, serão montadas oficinas para a confecção dos porta-retratos, que poderão ser levados para casa ao término do evento.

Abre Alas também terá a participação especial dos fotógrafos Elza Cohen e Leo Martins que trarão um outro olhar para a exposição. Enquanto a fotógrafa autoral Elza Cohen aposta em imagens coloridas para retratar impressionismos abstratos e poesias do cotidiano, o fotojornalista Leo Martins capta retratos, movimentos sociais e culturais, muitas vezes em preto e branco, para salientar a veracidade das informações. Como diferencial, será exposta uma tela da Professora emérita Diva Pinho, que se encaixa no ambiente folclórico e se destaca pela alegria das cores.

A exposição inicia-se com um coquetel, ao som de marchinhas carnavalescas, no dia 1? de fevereiro, às 19h, quando acontece a customização dos porta-retratos, e segue até o dia 5, das 14h às 18h. Após esta data, durante todo o mês de fevereiro, as fotos de Elza Cohen e Léo Martins estarão expostas.
Nos meses de março e abril, a programação será dedicada ao tema Igualdade de Gêneros, que apresentará a importância da mulher na produção do conhecimento na Literatura, na Música, na Fotografia e nas Artes. Para tanto, serão desenvolvidas atividades, cursos e workshops em cada uma das áreas citadas, com o intuito de promover e difundir conhecimento e conteúdo.

Para os meses de maio e junho, a programação abordará o tema Meio Ambiente e suas formas de inserção nas diversas áreas do conhecimento e nas artes. Para abrir o tema, no dia 4 de junho, sábado, acontece um evento para discutir o tema, com palestras e atividades inclusive para as crianças.
A Casa da Cultura Carlos e Diva Pinho é um espaço para o desenvolvimento de novas ideias e disseminação de conteúdo e informação. O espaço, aberto ao público em geral, promove atividades gratuitas, como cursos, palestras e workshops sobre diferentes temas, sempre com o objetivo de compartilhar conhecimento.

O espaço é administrado pelo Instituto Carlos e Diva Pinho, Funcadi, que foi idealizado pelo casal de professores da FEA-USP e tem como objetivo estimular atividades culturais e acadêmicas na universidade. A Casa da Cultura fica na Rua Almirante Pereira Guimarães, 314, Pacaembu. Mais informações através do telefone (11) 3862-1925 ou do site http://carlosedivapinho.com.br/.

Website: http://carlosedivapinho.com.br/