Releases 04/03/2016 - 16:10

Segurança dos sistemas web: entenda sua importância


Itajaí/SC--(DINO - 04 mar, 2016) - Hoje em dia a população do mundo inteiro realiza transações pela internet. Pequenas coisas como comprar ingresso para o cinema ou grandes operações, como transferências bancárias são facilitadas através da web. A internet tornou mais prática a rotina das pessoas. Nesse contexto é preciso estar atendo a segurança dos sistemas web.
Através desse artigo vamos esclarecer algumas dúvidas sobre a segurança nos sistemas web .


Por que a segurança dos sistemas web é importante?
Em 2015 ocorreu uma Conferência, na qual o tema principal era a privacidade e segurança na web. Pense numa reunião de programadores e desenvolvedores, todos que trabalham nessa área de sistema, tratando de inúmeros assuntos relacionados ao tema.

Sistemas para web podem não ser seguros o suficiente
É preciso saber com quem contar quando o assunto é segurança. Geralmente, o que vemos são corporações garantindo que seus sistemas na web são seguros. Ao cliente resta confiar, já que não tem uma ferramenta para testar. Porém, muitas vezes, a propaganda não corresponde à realidade.

Atualmente, qualquer pessoa com certo conhecimento pode programar. Assim, muitos profissionais acabam atendendo as ordens dos patrões, desconsiderando as falhas que podem surgir entre uma página e outra durante o acesso dos usuários ao sistema.

Entenda melhor

A especialista em segurança Lucimara Desiderá, em entrevista, destacou os pontos mais frágeis dos sistemas web , e defendeu a necessidade de melhor formação de profissionais do setor. Caso uma aplicação da web tenha certa vulnerabilidade, pode se tornar uma arma poderosa ao alcance de cybercriminosos. Isso é visto todos os dias, por exemplo, em fotos que acabam vazando na internet e até mesmo roubo de dados.

Geralmente culpamos a vítima por sua conduta, já que entrou em sites que não eram confiáveis e realizou downloads inseguros. A segurança dos sistemas web funciona e atende bem o usuário quando os programadores fecham todas as brechas, impedindo a entrada de "Zero-days" e "exploit".

O que significa isso?

Um "zero-days" trata-se de falhas difíceis de serem detectadas, são brechas do sistema que os fabricantes desconhecem ou a equipe não vê na hora dos testes, mas pode ser identificada por outra pessoa. Assim, quem detecta essa falha, caso esteja mal intencionado, pode causar um grande estrago no sistema. Ao encontrar uma maneira de usar essa brecha, é criado "umexploit". Do contrário, basta avisar o fabricante para que faça um reparo no sistema.
Quando uma sessão da internet é conectada ao servidor, a falta de validação dos dados pode ser uma brecha para ocorrer o roubo das informações, como senhas bancárias. A falta de qualificação do profissional de programação e o uso de sistema web prontos são fatores que geram a vulnerabilidade do sistema.

A segurança dos sistemas na web é uma preocupação que deve ser considerada em todas as fases do projeto de programação. Com certeza você não quer que seu sistema seja invadido e seus clientes sejam lesados, o prejuízo seria muito grande. A empresa perde a credibilidade e a confiança do consumidor. Por isso, invista em segurança.

Então, ter aplicações na web não é seguro?

Não sejamos pessimistas, mesmo analisando esse quadro e concluindo que ter uma aplicação não é seguro, existe segurança nos sistemas web, mas como citamos anteriormente, é preciso contratar um bom desenvolvedor.

Saiba que ter um servidor local é menos seguro que um sistema web.

Segurança nos sistemas web significa desenvolver aplicações com desenvolvedores comprometidos em manter o sistema seguro. O descuido dos servidores pode trazer consequências desastrosas, como dados corrompidos.
Qualquer pendrive inserido no servidor, de maneira mal-intencionada, pode destruir o sistema.

Segurança dos sistemas web nas nuvens!

Quando é armazenado na nuvem, o sistema se mantém protegido de cybercriminosos e longe de vírus de computador, além de não correr o risco de ser destruído por raios. Quando os dados são confiados a uma empresa competente, os piratas da internet não tem acesso.

Com certeza, sistemas web nas nuvens são muito mais seguros do que alocado em um servidor físico. Quando resolver virtualizar seu sistema, ou pretender desenvolver toda a sua aplicação, como backups, entre em contato com uma empresa que tenha experiência na área.
Website: http://turris.com.br