Releases 03/05/2018 - 16:21

É possível ir de moto para Ushuaia na Patagônia Argentina?


São Paulo/SP--(DINO - 03 mai, 2018) - Quem é motociclista sabe que uma das rotas mais desejadas para se aventurar em cima de duas rodas é Ushuaia, conhecida como a Terra do Fogo - na Patagônia Argentina - onde é possível de se chegar de moto.

Essa é uma viagem que requer muito planejamento, regularidade e disciplina. Claro que em uma viagem desse calibre, mesmo que você siga toda a preparação ideal, o imprevisível pode acontecer a qualquer instante.

Qual moto escolher para essa aventura?
Na verdade, se o piloto tiver apetite de aventura, saúde e coragem, pode ir em qualquer tipo de moto de qualquer cilindrada. O que irá diferenciar nessa escolha é o tempo e, principalmente, com que conforto você chegará lá.

Aqui vamos indicar uma Big Trail (que pode ser desde 650cc até 1200cc), que é um estilo de motos para todos os tipos de terrenos que será percorrido ao longo desse caminho. Um dos destaques desse modelo, são os pneus mistos (on/off Road), o conforto, potência e a estabilidade desses modelos.

Por qual caminho devo ir para chegar em Ushuaia?
Hoje em dia temos muitos aplicativos nos celulares e isso facilita muito a escolha da rota. Saindo de São Paulo, desça a serra e pegue a BR-116, BR-376, BR-101, BR-290 até Montevidéu, já no Uruguai. Atravesse o Uruguai e adentre a Argentina, seguindo a Ruta Nacional 3 até o seu final em Ushuaia.

O caminho é praticamente todo asfaltado; no trecho final é preciso entrar no Chile e fazer todos os trâmites de imigração e aduana. Após, cruza-se o Estreito de Magalhães por meio de um Ferry Boat. Daí em diante, vem um trecho de 125km de um terreno perigoso, que dificulta muito a condução da motocicleta. Após essa parte mais lenta e cuidadosa, ganhamos o asfalto até Ushuaia , na Patagônia Argentina.

Em qual estação do ano devo ir?
Com certeza no verão, entre os meses de dezembro à março. O verão no extremo sul da Argentina ocorre nos mesmos meses do nosso verão brasileiro. Porém, mesmo nessa época, o clima na Terra do Fogo e Patagônia geralmente é muito frio para os brasileiros.

Entre janeiro e fevereiro, pode-se registrar temperaturas na marca de 0°C. Sendo assim, no inverno é muito arriscado pilotar com temperaturas negativas, pois isso torna a viagem mais lenta, perigosa e cansativa.

Quanto gasto numa viagem dessas?
Isso depende de cada viajante. Você pode economizar no tipo de hospedagem que irá passar a noite e na alimentação, basicamente. O que vai pautar esse quesito são suas condições financeiras e o conforto que você quer ter depois de dirigir por 12, 14 horas.

Já os custos fixos, como gasolina (um pouco mais barata fora do Brasil) e o seguro carta verde (um espécie de DPVAT internacional obrigatório para veículos que ingressam em países do Mercosul), serão iguais para todos os viajantes. O seguro carta verde custa em média entre US$ 60 e US$65 por até 30 dias.

Curtiu a ideia de conhecer a Terra do Fogo sobre duas rodas? Agora é só fazer as malas e colocar a máquina na estrada!

Website: https://www.brasileirosemushuaia.com.br/