Releases 29/06/2018 - 11:55

Diversão segura: sistema inteligente para evitar acidentes na piscina


São Paulo, SP--(DINO - 29 jun, 2018) -
Preocupada em garantir que a diversão seja segura para todos, a Nautilus lança o SafeSwim, um sistema completo, capaz de evitar acidentes em piscinas causados por obstruções nos dispositivos de sucção ou aspiração.

O novo produto atende ao Projeto de Lei nº 71/2014 - aprovado pelo Senado Federal em 21/09/2017, que surge para regulamentar o funcionamento de piscinas. A proposta torna obrigatória a instalação de um dispositivo que evite a sucção de membros do corpo ou cabelos pelo ralo ou outro dispositivo de sucção da piscina, exigindo a instalação de um equipamento que permita a interrupção imediata e automática do sistema de bombeamento.

Como determina o Projeto de Lei, é isso o que faz o sistema SafeSwim: garante a segurança de quem usa a piscina porque desliga imediatamente o fornecimento de energia para a motobomba ao detectar qualquer variação ou irregularidade no fluxo de água.

Segundo o Projeto de lei, o dispositivo também deve ficar em local visível e bem sinalizado. Essa recomendação é atendida pelo SafeSwim, que conta com um sistema semelhante ao de detecção de incêndio, onde se tem uma central que monitora todo o seu funcionamento. Em caso de acidente, ele dispara alertas visuais e sonoros que podem ser adaptados conforme a necessidade de cada usuário.

O botão de emergência do SafeSwim também foi desenvolvido para evitar acidentes. A alimentação de energia elétrica do sistema é por corrente contínua e de baixa tensão (24Vac), o que vale dizer que não há riscos de choque mesmo que a pessoa atingida esteja molhada.

 

O ALERTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SALVAMENTO AQUÁTICO (SOBRASA)

O principal risco quando se fala em acidentes em piscinas é o afogamento. Ocorrem, em média, 17 mortes por afogamento diariamente no Brasil, sendo que 2% dos casos acontecem em piscinas (Boletim Sobrasa 2017). O afogamento pode ocorrer pelo fato de o indivíduo não saber nadar, por quedas, brincadeiras perigosas ou sucção.

Um sério estudo realizado pela Sobrasa apontou serem as piscinas responsáveis por 51% de todos os casos de óbitos humanos por afogamento na faixa etária de 1 a 9 anos. As piscinas residenciais registram 49% dessas ocorrências, destacando a necessidade de uma atenção especial.

 

SUCÇÃO DE RALOS E SKIMMERS: UM VILÃO À ESPREITA DOS INCAUTOS

Um dos acidentes que ocorrem com grande frequência nas piscinas está relacionado com a sucção nos pontos de aspiração, ralos de fundo ou skimmers. Cabelos, roupas e partes do corpo podem ser sugadas pelos dispositivos de aspiração ou pelo ralo de fundo, impedindo que o banhista retorne à superfície e, como consequência mais grave, levando ao seu afogamento.

Ainda conforme estudo da Sobrasa, a estimativa da ocorrência deste tipo de incidente gira em torno de 28% dos casos.

 

SEGURANÇA: UMA ATITUDE DEVIDA. DE VIDA.

Para que a piscina seja um ambiente destinado à descontração, alegria e ao convívio entre familiares e amigos, é preciso torna-la segura.

As normas de segurança precisam ser observadas e deve-se buscar as melhores soluções para evitar acidentes, inclusive no correto dimensionamento da hidráulica e equipamentos.

"Prezando pela diversão com segurança, desenvolvemos o SafeSwim como uma solução para garantir que os banhistas possam aproveitar os momentos de lazer em família sem preocupações", comenta Angela Levy, Gerente de Marketing da Nautilus. "A missão da Nautilus é investir em tecnologia para criar soluções que garantam a tranquilidade e alegria de quem usa a piscina", conclui Angela.

 

PREVENÇÃO: A MANEIRA MAIS EFETIVA DE CUIDAR DE QUEM SE AMA

Segurança, acima de tudo, é uma questão de amor. Todas as ações de prevenção de acidentes devem ser tomadas para que o usuário construa boas lembranças e aproveite o que a vida oferece de melhor!

E prevenção é o objetivo do novo produto da Nautilus. Diferente de sistemas tradicionais de segurança, que monitoram a corrente de energia da própria motobomba, o SafeSwim faz o acompanhamento de todo o sistema do fluxo de água. Isso impede que ocorram falhas, já que a variação de corrente, como picos que ocorrem após quedas de energia, podem causar alarmes equivocados.

O SafeSwim é um equipamento automático que monitora constantemente o fluxo de água dentro do circuito hidráulico das piscinas. Se um banhista tiver parte de seu corpo preso por sucção a um dos dispositivos da piscina (ralo de fundo, dispositivo de aspiração ou skimmer), mesmo que esse aprisionamento seja parcial, ao sinal de que ocorreu um bloqueio no circuito hidráulico da piscina, essa alteração de fluxo implicará no desligamento automático da motobomba, liberando dessa forma o banhista da situação a que estava exposto.

O desligamento da motobomba ocorrerá simultaneamente com o disparo de um alarme audiovisual, instalado no controlador do sistema, chamando a atenção de todos e possibilitando rápido atendimento ao banhista.

Quando o controlador do SafeSwim estiver instalado em local distante da piscina, dificultando a percepção do disparo daquele alarme audiovisual, o recomendável é que se proceda a instalação de botão de emergência manual e uma sirene de alarme próximos à piscina, equipamentos esses que além de chamar a atenção das pessoas próximas, permitirão o desligamento do sistema diante de um iminente risco a um banhista.

O religamento da motobomba somente poderá ser feito através do rearme manual do equipamento.

O SafeSwim pode ser utilizado em qualquer projeto de piscina, de dimensões e capacidades diferentes, novas ou em reforma, para permitir que os momentos de diversão sejam completos e seguros em qualquer espaço.

Confira o vídeo de lançamento aqui: https://youtu.be/9NJEVNu26VM



Website: http://www.nautilus.ind.br