Releases 05/05/2017 - 14:39

Foco nas vendas: como usar um software de atendimento ao cliente?


Franca, SP--(DINO - 05 mai, 2017) - Os softwares de atendimento ao cliente, também conhecidos como sistema de atendimento online (ou apenas chat de atendimento), são um dos principais canais de comunicação entre os consumidores e a empresa no meio digital. Isso não é novidade, mas você sabe qual é o potencial desses softwares quando falamos em vendas?

Nós respondemos: a vantagem está nas várias possibilidades! Afinal, com um canal de chat é possível coletar dados , relacionar diretamente com o cliente no exato momento em que ele está interessado no seu produto ou serviço, reduzir o tempo de espera e ter uma conversa mais pessoal, agilizando processos e melhorando o relacionamento do consumidor com a empresa.

O QUE É UM SOFTWARE DE ATENDIMENTO AO CLIENTE?

O software de atendimento ao cliente é uma maneira da empresa fornecer um atendimento diferenciado dentro de seu site, de maneira personalizada, sem que o cliente precise sair da frente do computador. Essa é a função primária dos chats: fornecer atendimento no meio digital no site da empresa.

COMO ESSE SERVIÇO FUNCIONA?

Basicamente: o cliente entrará no site da empresa, olhará todas as informações que lhe são de interesse e, caso queira entrar em contato, uma das formas para se contactar a companhia será o chat.

Optando pela opção de chat, o cliente é redirecionado para uma nova janela, pode ser uma nova aba, uma nova guia, um pop-up etc. Lá ele conversará diretamente com um atendente, que tem o objetivo de prestar o mesmo atendimento que os outros canais da empresa. A utilização desta ferramenta tende a gerar um maior número de vendas, veja algumas vantagens:

PERMITE COMUNICAÇÃO MAIS DIRETA

Com o chat, o cliente não precisa levantar-se do computador, pegar seu celular e ligar para a empresa. Ele pode, por exemplo, falar através do chat.

Talvez você se pergunte: qual a vantagem disso? Se o cliente tiver que se deslocar para entrar em contato com a empresa, ele pode deixar para fazer depois e, talvez, acabar esquecendo.

Quando, por sua vez, é possível um contato imediato, o cliente pode definir sua compra.

DESCONGESTIONA O CALL CENTER

Os call centers precisam estar sempre disponíveis para atender aos clientes, sempre oferecendo um serviço rápido e eficaz. Afinal, quem gosta de ficar parado no telefone esperando para ser atendido?

O chat ajuda exatamente nesse sentido, atendendo parte da demanda da clientela (com a possibilidade de atender mais de um cliente simultaneamente), deixando o serviço do call center menos pesado e reduzindo o tempo de espera da clientela.

Moral da história: com as linhas desocupadas os clientes podem contratar serviços sem deixar para depois.

GERA CONFIANÇA NO CLIENTE

Quando o cliente recebe um atendimento desejado, sua experiência já começa com o pé direito, encurtando sua jornada de compra.

Esse fator deixa a empresa com um ar de confiança, na perspectiva do cliente, facilitando as negociações futuras, explicações e sugestões de produtos.

Logo, o impacto da confiança na experiência de compra do cliente aumenta a probabilidade de consumo.

POSSIBILITA A GERAÇÃO DE RELATÓRIOS

Não seria interessante ter dados detalhados sobre cada cliente e a forma como ele adquiriu um produto? Pois é, o software de atendimento ao cliente é capaz de fazer isso.

Diferente do call center, que o atendente precisa anotar todas as informações, com o chat é possível salvar os históricos das conversas e fazer uma análise detalhada para definir quais fatores foram relevantes para a compra ou desistência.

Com os dados em mãos, é possível relacioná-los para montar uma estratégia de atendimento, melhorando o resultado da equipe.

PERMITE A INTEGRAÇÃO COM OUTROS SERVIÇOS

É possível integrar o software de atendimento ao cliente com outros serviços como, por exemplo, o RD Station, o Google Analytics e o Facebook Ads.

Ou seja, as campanhas para públicos específicos podem ser feitas com o auxílio das informações coletadas no chat. Logo, garante-se a assertividade na divulgação e, como consequência, um ROI melhor.

Desse modo, o software de atendimento ao cliente contribui diretamente para o aumento das vendas, além de exigir um baixo investimento para instalação e manutenção.
Website: https://www.contako.com.br