Brasilia, DF--(
DINO - 05 mai, 2017) - A implantação de uma Estação de Tratamento de Águas Cinzas (ETAC) nos edifícios que compõem o Centro Empresarial da Confederação Nacional do Comércio (CNC) gerou uma economia de 3,4 mil metros cúbicos, em 2016. Com essa medida, o condomínio deixou de consumir da rede pública grande volume de água potável, cara e nobre, e produziu o suficiente para irrigação de jardins e descarga dos vasos sanitários. O volume processado pela ETAC deverá crescer quando a quarta torre for totalmente ocupada, alcançando os projetados 30 metros cúbicos diários. Hoje, os três prédios abrigam três mil funcionários, que geram diariamente 14 metros cúbicos de água, principalmente nos lavatórios. "Os resultados estão dentro do esperado para um complexo que ainda não está com 100% da sua capacidade prevista em projeto. Mas já economizamos mais de R$ 50 mil durante o ano de 2016, apenas com o funcionamento do sistema de reúso de águas", afirma Franco Morais, gerente do complexo CNC.
A decisão de incorporar a ETAC aos edifícios nasceu com o projeto de arquitetura definido pela Confederação Nacional do Comércio. "A estação de tratamento atende a um dos inúmeros quesitos para obtenção da certificação de impacto ambiental LEED Gold (Leadership in Energy and Environmental Design), objetivo do projeto. Além disso, permite importante redução no consumo de água potável do Distrito Federal e reduz o gasto financeiro do condomínio", explica. Durante a execução da obra, a Supera Engenharia e a Via Engenharia buscaram no mercado empresas que atendessem as especificações de projeto e chegaram até a AcquaBrasilis, especializada em projeto e instalação de sistemas de tratamento e reúso de água, principalmente de águas cinzas, provenientes de lavatórios e chuveiros.
"O sistema instalado é extremamente simples de operar", afirma Morais, contando que a Íris Gestão de Imóveis Corporativos, administradora do condomínio, possui equipe treinada pela AcquaFix ? empresa coligada à AcquaBrasilis - para operação diária dos equipamentos. Quinzenalmente, a equipe da contratada monitora o funcionamento da ETAC.
A relação custo-benefício do tratamento de águas cinzas é extremamente positiva, por seus benefícios ambientais e financeiros, na avaliação do gerente. "Além de reutilizar uma água que já foi usada pela população do Centro Empresarial CNC, a estação colabora para a redução de captação de água potável fornecida pela concessionária local, principalmente nesta época crítica em que vive o Distrito Federal com relação ao volume dos seus reservatórios. Na parte financeira, a água cinza captada e reutilizada gera economia na conta mensal do condomínio e, portanto, na taxa condominial para os usuários", analisa Franco Morais, dizendo ainda que a Íris Gestão de Imóveis Corporativos está extremamente satisfeita em ter a AcquaBrasilis/AcquaFix como uma das parceiras na operação do complexo CNC.
Website:
http://www.acquabrasilis.com.br/