São Paulo--(
DINO - 05 abr, 2017) - Os brasileiros se interessaram principalmente por serviços e produtos no setor automotivo entre abril de 2016 e março de 2017, segundo um estudo realizado pelo portal de busca local Apontador. As categorias relacionadas à alimentação, serviços públicos e saúde também estão entre as mais procuradas.
No site de buscas, que recebe cerca de 12 milhões de acessos únicos por mês, a procura pela categoria automotiva teve 9,7 milhões de visualizações de páginas únicas durante o período analisado, o que a consagrou como a categoria mais procurada pelos usuários. Entre as demais categorias, há empresas nos setores de restaurantes, serviços públicos, serviços médicos e consultórios e alimentos e bebidas. Elas tiveram mais de 8,2 milhões, 7,8 milhões, 6,7 milhões e 6,5 milhões de visualizações de página única, respectivamente, no mesmo período.
Ao analisar os dados do estudo e verificar o potencial de compra do consumidor final, a audiência do portal de buscas contribuiu indiretamente para a economia brasileira com R$ 500 milhões de reais em valor de serviços e produtos. Esse montante equivale à intenção dos consumidores que procuram as categorias listadas acima, além de outras 45 que são compreendidas pelo Apontador.
A pesquisa também observou quais são as cidades que mais acessam o Apontador. São Paulo está em primeiro lugar, seguida por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Fortaleza. O interesse de consumo varia em cada uma delas:
São Paulo
1. Restaurantes
2. Automóveis e Veículos
3. Serviços Públicos
Rio de Janeiro
1. Serviços Médicos e Consultórios
2. Serviços Públicos
3. Automóveis e Veículos
Belo Horizonte
1. Automóveis e Veículos
2. Restaurantes
3. Serviços Públicos
Curitiba
1. Automóveis e Veículos
2. Restaurantes
3. Alimentos e Bebidas
Fortaleza
1. Restaurantes
2. Automóveis e Veículos
3. Serviços Médicos e Consultórios
"A procura por artigos ou serviços automotivos tem grande demanda nessas cidades pois o uso do veículo como meio de transporte é expressivo. Por isso, a velocidade e qualidade no acesso à informação sobre o assunto é fundamental para achar o lugar certo", afirma Jose Larrucea, CEO do Apontador.
Interesse de consumo varia entre homens e mulheres
A pesquisa mostrou que a tendência de consumo varia entre homens e mulheres. No período analisado, as mulheres foram as que mais utilizaram o serviço de busca local do Apontador, representando 62,24% dos usuários. Já a idade predominante entre os usuários é entre 25 e 34 anos.
Para o público feminino, a intenção de consumo varia entre serviços médicos, restaurantes, serviços públicos, automóveis e veículos e alimentos e bebidas. Já a categoria mais pesquisada pelos homens no período analisado pelo estudo foi a de automóveis e veículos, seguida por serviços públicos, restaurantes, construção e alimentos e bebidas.
"Apesar da informação demográfica ser importante, quando se realiza uma pesquisa focada em consumo, a intenção de compra dessa audiência se torna mais relevante", explica o CEO.
Projeções para a economia
Analisando a tendência de melhora da economia, o Apontador estima um crescimento na geração de valor para pequenas e médias empresas em termos de serviços e produtos vendidos.
Isso deve acontecer devido a três fatores: melhora geral da economia, que fará com que o consumidor volte a ter um aumento no poder aquisitivo, aumento da inclusão tecnológica do empreendedor, que, aos poucos, está se envolvendo com novas opções para usufruir em seu negócio, e crescimento da penetração de tecnologias móveis que favorecem o acesso à informações sobre negócios, produtos e serviços para o público final, possibilitando um consumo mais assertivo em termos de caraterísticas de produto, qualidade e preço.
Por causa disso, o uso de dispositivos móveis deverá crescer e será considerado um padrão. "O dispositivo mobile é, de fato, um controle remoto da vida das pessoas. Ele é extremamente necessário no processo de pesquisa e compra de produtos ou serviços que são indispensáveis no dia a dia das pessoas", analisa Jose.
Sobre o Apontador
O Apontador é uma empresa brasileira de busca de locais fundada no ano 2000. Hoje, pertence ao grupo Movile, líder em soluções de comércio mobile (O2O ? online to offline). Mais de 12 milhões de pessoas visitam o Apontador por mês em busca de informações sobre farmácias, escolas, concessionárias, bancos, serviços públicos, pet shops, entre outros locais. O Apontador contribui para o crescimento de pequenas e médias empresas através da inclusão digital.
Informações para imprensa
Agência Ideal HK Strategies
Larissa Pavan
Larissa.pavan@idealhks.com(11) 4873-7963
Priscila Cunha
Priscila.cunha@idealhks.com(11) 4873-7944
Website:
http://www.apontador.com.br/