Florianópolis, Santa Catarina--(
DINO - 02 set, 2015) - Criar um espaço contemporâneo com linhas e texturas simples visando destacar o produto principal: a salada. Desta forma, delineou-se o projeto arquitetônico do restaurante Fresh Bowl Salads, localizado em Florianópolis (SC), projeto dos arquitetos Luciana Decker e André Manara, do escritório +2 Arquitetura e Gestão de Obras.
Muitas mudanças foram efetuadas no imóvel antigo que se encontrava bastante danificado. Trocas de telhado e esquadrias, reforma de todas as instalações elétricas e hidro sanitárias. O reforço estrutural executado permitiu trazer maior segurança aos usuários e valorizar a estrutura metálica através de pintura em cinza escuro.
"Para imprimir um ar urbano, adotamos a textura de concreto, tanto no piso com porcelanato quanto na parede" explica Manara. "Esta textura é fundo para a aplicação das cores presentes na padronagem da identidade visual e na comunicação visual criada pela empresa Ghana, que traz elementos gráficos dinâmicos traduzindo a energia e diversidade do local" conclui Manara.
"A escolha do mobiliário foi pautada para atender aos princípios de conforto e estética. Para a marcenaria optamos apenas por um tipo de MDF que aparece nos tampos das mesas e armários" ressalta Luciana Decker. Os pés das mesas foram executados em perfis de aço pintado em pintura epóxi cor grafite.
Destaque para as cadeiras Gruvyer, vazadas e coloridas em polipropileno (Studio Up on ? Itália) e a renomada banqueta Bertoia (aço pintado em pintura epóxi) dando graça, leveza e jovialidade ao ambiente do restaurante.
Por estar posicionado numa esquina, o layout permitiu a criação de diversos espaços de convívio num único ambiente. Na fachada para a Avenida Beira-mar Norte adotou-se uma bancada para cumprir um espaço de refeição rápida voltada para o entardecer. Para a fachada lateral foi adotada a formatação de 5 mesas de 4 lugares.
No centro do restaurante, visando a integração em os públicos diversos, foi desenhado uma mesa comunitária de 14 lugares além de um grande banco de MDF juntamente com mesas com tampos duplos e individuais.
A vedete do espaço fica a cargo da arquibancada localizada no fundo do ambiente visando reforçar o conceito descontraído e jovem.
O projeto luminotécnico valorizou cada espaço. A escolha por Led em toda a iluminação reforça o olhar diferenciado e a atenção à questão da sustentabilidade. Grandes janelas aproveitam a luz solar criando um clima agradável. Acima da mesa comunitária e das mesas laterais luminárias com ambientação industrial dando dão um ar mais despojado.
Quadro de áreas
133m2 no salão principal
55m2 nos bastidores e cozinha industrial
25m2 mezanino administrativo
50 lugares + arquibancada (aproximadamente 8 pessoas)
www.maisdoisarquitetura.com.brWebsite:
http://www.maisdoisarquitetura.com.br