Releases 02/09/2015 - 13:06

Roupas de Bebê: veja as novidades e escolha as melhores opções


(DINO - 02 set, 2015) - O verão está chegando e temperaturas mais quentes pedem roupas de bebê mais coloridas e leves, que vão deixar a criança fresca e confortável, permitindo que a pele sensível possa respirar. Assim, roupas confeccionadas em tecidos de fibras naturais, como algodão, linho e cambraia são as mais indicadas. Roupinhas de malha, de modelagem mais larga e solta são ideais e ajudam também a proteger a pele do bebê contra os raios solares. Na hora de dormir no calor, use pijamas leves de algodão e shortinhos, em vez de calças ou macaquinhos, além de um lençol fino para cobrir a criança.

Bebê fashion

Hoje em dia, a moda tem influenciando determinantemente também o vestuário infantil. Mamães antenadas têm optado por vestir seus bebês com tendências fashion, saindo das cores convencionais claras e tons pastéis, como azul claro, rosa e amarelo, ousando com peças em cores escuras como preto, cinza e roxo. Outra opção moderna e divertida são vestidos em animal print, e as estampas de oncinha são as mais procuradas. O tradicional xadrez e as estampas de bolinha continuam sendo a opção das mães mais clássicas.

Conforto e segurança

Roupas de bebê precisam ser sempre confortáveis. A pele da criança é muito sensível, portanto, tecidos sintéticos ou muito grossos não são indicados, a não ser em casos de temperaturas muito baixas. Tecidos sintéticos ou que soltem pelos podem causar alergia também. Retire também todas as etiquetas que podem machucar a pele do bebê. É importante também que a roupinha não limite os movimentos e nem apresente riscos de sufocar a criança ou prender a circulação. Evite peças com muitos detalhes como botões, zíperes, broches ou outros detalhes. Há relatos de casos de crianças que conseguiram arrancar essas peças e engoliram, causando sufocamento.

Peças com velcros e presilhas bem fixas são as mais indicadas, pois são seguras e facilitam na hora de colocar ou tirar a roupinha. Modelos com aberturas laterais ou com mais aberturas também agilizam o momento de vestir a criança e evitam maiores incômodos. Macacões com pezinhos podem ser bem folgados, evitando prender e apertar as perninhas do bebê, além de causar dores e problemas nas articulações.

Lavagem e conservação

As roupas de bebê devem ser lavadas separadamente da restante das roupas dos adultos e da roupa de cama e banho. Use sabão em pó hipoalergênico e evite amaciantes de roupas, ou compre opções fabricadas especialmente para roupas infantis. Dispense também sabão em pedra convencional, alvejantes e removedores de manchas. Para recém-nascidos, até os três meses, use apenas sabão de coco líquido ou em pedra, que possuem menos ácido na composição e não possuem cheiro forte.

Após as trocas, deixe as roupas de molho, o que vai ajudar a remover manchas, e esfregue-as ao final do dia. Na hora de passar, é importante que o ferro esteja bem limpo, evitando riscos de contaminação. Dispense o uso de produtos tipo "passe-bem", cuja química também pode causar reações alérgicas na criança. As roupas devem ser secas ao sol e passadas com ferro bem quente, pois o calor ajuda a higienizar o tecido, eliminando bactérias, ácaros e fungos.