Releases 18/11/2015 - 10:01

Borghi Lowe marca presença no júri do Festival de Cannes deste ano.


(DINO - 18 nov, 2015) - O Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade do mundo encerrou com os vários leões para o Brasil. Ao todo 108 leões em 21 áreas, sendo desses, 18 de ouro, 34 de prata e 53 de bronze. Dentre as agências que levaram leões no festival estão algumas como Ogilvy, Borghi Lowe -atual Mullen Lowe - e FCB.

Esse ano o júri do Festival Internacional de Criatividade foi marcado pela característica plural. O CEO do Lions Festivals, Phllip Thomas, falou que os 309 profissionais Seniores foram escolhidos através de uma análise minuciosa e detalhista. Ele diz: "A tarefa de julgar as quarenta mil peças inscritas é muito importante, é preciso identificar criações autenticamente criativas. Para isso, buscamos profissionais com experiência na área e reputação sólida, através dos votos deles serão definidos os novos rumos da indústria."

O número de mulheres que compõe o júri também vem aumentando com o decorrer dos anos nos Festivais de Cannes. Em 2013 foram 20%, já em 2014 houve um incremento de 8,5% em relação ao ano de 2013 e agora temos mais de um terço do total de júris mulheres. Outro ponto que reiterou a característica de pluralidade entre os júris do Festival foi a presença de quarenta e quatro países representados para avaliação, o Brasil contou com 15 dos 309 jurados. Entre os brasileiros que tiveram a honra do convite temos Giovanni Rivetti, CEO, New Content ? júri de Branded Content & Entertainment -, Alexandre Ugadin, vice- presidente de mídia, FCB ? júri de Media ? e Fernando Nobre, vice-presidente diretor de criação, Borghi Lowe Lowe ? júri de Film.

Fernando Nobre da Borghi Lowe comentou as dificuldades da tarefa de julgar: "Foram 11 dias debatendo, argumentando, separando e avaliando as quarenta mil peças. Não é fácil, faz-se necessário ter um bom critério e muito respeito pela profissão". Para Phillip Thomas, os júris ? além da carreira sólida ? precisam ter paixão pelo que fazem para conseguir julgar adequadamente. "Escolhemos aqueles com paixão pela profissão, pessoas comprometidas".

Outra novidade também integrava a banca dos jurados na edição Cannes Festival Internacional de Criatividade de 2015. Para garantir a dinâmica plural dos perfis avaliadores, além de publicitários foram convidados um designer, um arquiteto e um chefe de tecnologias emergentes.

Destaque para o Brasil que pela primeira vez tem uma agência que levou o Grand Prix Film. O prêmio inédito foi para F/Nazca S&S, que terminou em terceiro lugar dentre as agências que levaram prêmios aqui do Brasil. Veja abaixo a tabela completa da distribuição dos Leões que ficaram por aqui, a Ogilvy foi a grande campeã com 16 Leões na bolsa de volta para casa.

Agência
Ogilvy: 6 Ouro / 5 Prata / 5 Bronze
F/Nazca S&S: 1GP / 3 Ouro / 5 Prata / 5 Bronze
FCB: 3 Ouro / 4 Prata / 4 Bronze
AlmapBBDO: 2 Ouro / 3 Prata / 8 Bronze
Africa: 5 Prata / 8 Bronze
Y&R: 3 Prata / 3 Bronze
Lew'LaraTBWA: 1 Ouro / 1 Prata / 3 Bronze
Mood: 1 Ouro / 1 Prata / 1 Bronze
Leo Burnett Tailor Made: 1 Prata / 3 Bronze
DM9DDB: 2 Prata / 1 Bronze
J. Walter Thompson: 1 Ouro / 2 Bronze
Publicis: 1 Prata / 2 Bronze
Fbiz: 1 Prata / 1 Bronze
Wunderman: 1 Prata / 1 Bronze
Neogama/BBH: 1 Ouro
Revolution: 2 Bronze
Grey: 1 Prata
NBS: 1 Bronze
We: 1 Bronze
Loducca: 1 Bronze
Talent: 1 Bronze
Lobo/Vetor Zero: 1 Bronze
Mullen Lowe: 1 Bronze

TOTAL: 1 GP / 18 Ouro / 24 Prata / 55 Bronze