SÃO PAULO/SP--(
DINO - 26 fev, 2019) - Os consumidores que, na ausência de carro próprio, até poucos anos atrás, dependiam do transporte público e dos táxis para se deslocarem pelas cidades, hoje vivem um momento bem diferente.
A competição acirrada entre aplicativos de mobilidade como Uber, Cabify, Easy e 99, tem como reflexo imediato, preços mais baixos e uma preocupação maior com a qualidade do serviço ofertado - já que as empresas precisam se superar para não serem atropeladas pela concorrência. Um dos itens de maior anseio do mercado é em relação à questão da segurança.
Fazer a solicitação do transporte com alguns cliques no celular, entrar em um carro geralmente bem cuidado e com motorista atencioso são alguns dos benefícios que vêm sendo celebrados pelos usuários nos últimos anos. Muitos, inclusive, estão vendendo seus automóveis, o que vai ao encontro do conceito da economia do compartilhamento. Todos querem captar os consumidores, e as estratégias agressivas para manter-se em crescimento suscitam questionamentos de pessoas que acompanham o setor.
Briga acirrada pelo passageiro
"É uma briga de foice. O problema da mobilidade na sociedade é eterno, não é algo que será resolvido em um ano ou dois. Vemos claramente que ter essa visão será um diferencial nosso para a sustentabilidade dos negócios", projeta Paula Fernandes, Relações Públicas e Assessora Jurídica da Bella Driver, novo aplicativo lançado recentemente em Natal, Piracicaba, Campinas, Caruaru e Fortaleza.
Paula diz que, quando um passageiro seleciona um APP de mobilidade, ele olha o preço, mas também todos os outros diferenciais. Na Bella Driver, a executiva destaca a existência de um estudo criterioso de soluções que melhorou a experiência dos usuários com foco na prevenção. São recursos como o que permite que a passageira, possa escolher ser transportada por uma motorista mulher. "A concorrência é muito benéfica para os passageiros, que conquistaram a liberdade de escolher o serviço que atende melhor a sua necessidade; e para os motoristas, que podem ampliar a renda ao trabalhar num mercado em expansão".
A Bella Driver funciona no modelo de franquia e o investimento inicial é de aproximadamente R$ 100 mil, com uma taxa de retorno rápida, transparente e segura. Thiago Carvalho, Diretor de Inteligência do Banco 360, afirma acreditar na livre concorrência. "É o desejo dos usuários que vão fazer esse mercado prosperar", aponta.
"O Brasil tem um dos mercados mais competitivos do mundo nessa área, na medida em que são quatro grandes players investindo e atuando em praticamente o mesmo segmento", comenta Carvalho. O sócio e responsável pela área de tecnologia da Bella Driver comenta que, como atualmente é relativamente fácil montar um negócio, muitos empreendedores acham que basta ter uma boa ideia para ser bem-sucedido.
Esse período entre a criação de uma operação, o investimento e o momento em que a empresa gera resultados é de muito sacrifício. Foram três anos de estudos criteriosos para oferecer boa rentabilidade ao motorista, e principalmente segurança ao passageiro e uma política agressiva de credenciamento por parte dos motoristas.
No caso de uma operação de mobilidade urbana, principalmente em cidades de médio e grande porte, o que mais importa hoje é utilizar o produto sabendo que além da economia e rapidez do sistema, tanto o passageiro como o motorista têm analisados mais de duas dezenas de itens no rigoroso e sofisticado sistema de credenciamento e ativação.
É um mercado exigente e em constante transformação. O jogo ainda está aberto. "O Uber sacudiu o mercado, mas não temos um vencedor definitivo, ainda mais agora, com a iminência do veículo autônomo com iniciativas que estão envolvendo empresas de tecnologia e montadoras".
Meta com a segurança é total
Se a sustentabilidade dos negócios, em função da guerra de preços, preocupa algumas empresas, há um quesito em que todas são unânimes: as imensas oportunidades de mercado que vêm pela frente. A Bella Driver investiu no item maior, que é a segurança de passageiros e motoristas. O sistema é completo, possui mais 99,9% de assertividade e tem um plano agressivo de marketing em mídia espontânea e depoimentos de satisfação dos clientes para se consolidar nos mercados onde está sendo lançado.
Apenas 4,5% de todos os quilômetros dirigidos em todo o mundo são feitos por plataformas de mobilidade urbana compartilhada, apontam dados do banco Morgan Stanley. "O tamanho deste mercado é o mesmo da quantidade de carros subutilizados que existem na cidade de São Paulo, por exemplo, que tem mais de 9 milhões de automóveis.
As fronteiras estão sendo quebradas, e há espaço para novas ferramentas serem criadas, como é o caso desse aplicativo, que tem investimento totalmente nacional, tanto em capital como em tecnologia de ponta. Thiago Carvalho chama esse momento de batalha tecnológica, quando aparecem diversas empresas com vários tipos de soluções, cada uma entendendo o mercado de um jeito.
"O Brasil vive um colapso no transporte público, e essa era a oportunidade para tirarmos os carros das ruas e viabilizar cidades, mas trombamos com operadores reativos e fechados à inovação", critica. Segundo Paula Fernandes a plataforma foi desenvolvida, mas a empresa percebeu que teria que investir muito para quebrar essas barreiras e por longos períodos sem geração de resultado. "Não deu agora. Talvez mais adiante", projeta.
Vários países já viveram o que estamos vivendo agora. Houve um "boom" na oferta de serviços de automóveis populares, a competição se acirrou, os preços baixaram, e a percepção de qualidade pelos consumidores baixou, além da questão da segurança que hoje é o "Calcanhar de Aquiles" desse mercado. A forte concorrência no segmento de carros particulares está oportunizando empresas sérias que viram os defeitos das concorrentes e atualmente ofertam um serviço de mais qualidade, com retornos mais atraentes para os motoristas. A taxa da Bella Driver é de 20% - e o principal foco é a segurança absoluta, tanto do passageiro como do condutor.
O aplicativo já está na fase de credenciamento tanto para passageiros, como para motoristas. O início das operações começa oficialmente dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, simultaneamente nas cidades de Natal, Caruaru, Fortaleza, Campinas e Piracicaba.
Website:
https://www.belladriver.com/