Releases 02/08/2016 - 10:46

Quais as finalidades e como funciona o Dinamômetro?


São Paulo - SP--(DINO - 02 ago, 2016) - Diversas palavras utilizadas no ramo da Física são derivadas de outras línguas. É o caso da palavra dinamômetro , que é originária do grego, dínamo (força) e metro (medida). Em uma definição comum, um dinamômetro nada mais é do que um aparelho que mede a intensidade de força (N).

A maioria dos dinamômetros são dotados de uma mola que se distende à medida que se aplica a ele uma força. Esse equipamento mensura o comportamento da carga alargada ou tensão por deformação, de uma mola, deslocamento do ar, ou extensão de ligas metálicas, que compreenderá em determinar o coeficiente de fricção entre os materiais.

O dispositivo é dotado de:

? Estrutura
? Mola
? Gancho em uma das extremidades da mola
? Graduação na estrutura

Sua resposta se dá em valores em newtons (N) ou em quilograma-força (kgf), como por exemplo 100kgf=1 newton / 9,8 newtons =1kgf. Existem diversos tipos de dinamômetros, dos quais se destacam pela sua importância e aplicação: dinamômetro de Bekk que serve para determinar da resistência dinâmica do papel, dinamômetro de mola que é usado para medir o peso de um corpo e por último o dinamômetro hidráulico é basicamente utilizado para medir passos. O objetivo final é analisar o comportamento do motor, seu aproveitamento e identificar pontos de melhoria para que a preparação alcance a excelência.

As balanças de medição de peso também são um tipo de dinamômetro. São utilizado para medir peso e massa em alguns lugares, vendedores de peixes utilizam um dispositivo com as características de um dinamômetro com a finalidade de medir a massa (massa é dita usualmente como peso) dos peixes vendidos. Massa e peso são grandezas diferentes; uma forma de resolver este impasse é associar à graduação a divisão de cada valor por 9,8 (valor da aceleração da gravidade nas proximidades da Terra), pois aí sim ele estará apto a medir a massa que os peixes possuem em valor aproximado, pois a aceleração da gravidade na superfície terrestre é variável, tornando a massa também variável, e se graduado como proposto (dividindo os valores da escala por 9,8) este dispositivo só mediria a massa em valor aproximado em locais que possuem a aceleração da gravidade igual ou bem próxima a 9,8m/s².

Observando todas as informações podemos afirmar que:

- Dinamômetros sempre indicam o valor da tração ou da força normal a que estão submetidos.
- Se a normal (ou a tração) tiver módulo igual ao peso do corpo utilizado na experiência, o dinamômetro estará indicando o valor do peso do objeto.
- Se a normal (ou tração) tiver módulo diferente do peso do corpo, a indicação do dinamômetro representará o que se costuma chamar de peso aparente do objeto, ou seja, sua irreal sensação de peso naquele momento.
- Nas balanças de farmácia, a escala de medição estará graduada para medir massas. Valem os raciocínios dos dois itens anteriores, mas deve-se pensar que foi realizada uma transformação por meio da equação P = mg ou sua correspondente m = P/g.


Website: http://www.tecnoferramentas.com.br/