Bento Gonçalves, RS--(
DINO - 18 abr, 2017) - Praticar esportes tendo como cenário uma cidade no interior do Rio Grande do Sul, com paisagens encantadoras, que cultiva seus costumes de origem italiana e é conhecida nacionalmente como Capital da Uva e do Vinho é, sem dúvida, uma das formas mais prazerosas de cuidar da saúde ? do corpo ? e também da mente, conhecendo novos destinos e experiências.
Com essa soma de atrativos, Bento Gonçalves convida atletas ? profissionais, amadores e também aqueles que precisam de um incentivo extra para abandonar o sedentarismo ? para participar da quarta edição da corrida noturna de rua mais charmosa da Serra gaúcha. A Sparking Night Run 2017 percorre as ruas do município, passando por alguns dos principais pontos turísticos, e encerrando no coração da cidade, na praça Via Del Vino ? onde um chafariz jorra vinho, de forma alusiva à vocação vitivinícola da região. Ao final da prova os participantes serão recebidos com atrações especiais, regadas ao sabor das melhores bebidas localmente produzidas ? espumantes, vinhos e sucos de uva.
Durante o trajeto, os corredores e visitantes que acompanharem o circuito irão se surpreender com as belezas e arquitetura da cidade. O charme da noite revela uma Bento Gonçalves diferente. Casa das Artes, Museu Municipal e Maria Fumaça são alguns dos pontos de passagem. Além disso, poderão ser apreciados os diferentes estilos arquitetônicos das igrejas Santo Antônio, Cristo Rei e São Bento, sendo esta última construída em forma de pipa em homenagem à cidade e sua vocação vitivinícola.
A Festa do Espumante, que promove uma celebração a céu aberto, marca o final da corrida. Com isso, no local serão servidos espumantes e vinhos premiados, suco de uva e requintes gastronômicos oferecidos por diversos food trucks, movimentando à noite no Centro.
A Saparkling Night Run ocorre no dia 11 de novembro. As inscrições para participar da prova estão disponíveis e podem ser realizadas no site
www.sparklingnightrun.com.br. Com duas opções de trajeto ? 5 Km e 10 Km, terá as modalidades individual e duplas. Quem garantir a participação antecipadamente aproveita os preços especiais do 1º lote: R$ 98,00 por atleta ? mas é necessário ser rápido, pois as vagas são limitadas.
Homenagem aos 50 anos da Fenavinho
Além da combinação de atrativos esportivos, turísticos e enogastronômicos, uma novidade promete surpreender não só os atletas participantes, mas também a comunidade: a programação temática em homenagem aos 50 anos da Festa Nacional do Vinho. Diversos elementos da prova estabelecerão relação com a história da Fenavinho ? que ocorreu pela primeira vez em 1967, transformando o município na capital nacional da bebida. A 1ª Fenavinho é um marco pela forma que projetou Bento Gonçalves aos olhos do Brasil, atraindo, naquela época, 120 mil visitantes. A festa contou com a presença do então presidente Humberto de Alencar Castelo Branco e contribuiu para alavancar o desenvolvimento verificado nas décadas seguintes, com a abertura de estradas e a expansão industrial que, atualmente, posiciona a cidade como um dos principais polos produtivos do país. Sua edição mais recente, a 15ª, foi realizada em 2011.
Capital Brasileira da Uva e do Vinho
Para quem vem participar da corrida vale estender a estadia na cidade e aproveitar as belezas e delícias que Bento oferece. O município é um dos mais belos e importantes destinos turísticos da Serra Gaúcha e do Brasil. Com belezas naturais encantadoras, também se destaca pela farta gastronomia herdada dos imigrantes italianos. Confira as rotas turísticas:
Vale dos Vinhedos ?
www.valedosvinhedos.com.brO Vale dos Vinhedos representa o legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes italianos, chegados ao Brasil em 1875. Os costumes e tradições estão enraizados nas pessoas e na paisagem. A construção de capelas e capitéis, a devoção aos santos, o dialeto vêneto e, principalmente, o cultivo da videira e a produção do vinho são marcas da imigração italiana. Vales e montes cobertos de parreirais marcam a beleza do lugar, onde a vocação para a vitivinicultura mostra todo o seu potencial. As pequenas propriedades rurais dividem espaço com vinícolas de destaque nacional e internacional pela qualidade dos seus vinhos. O Vale dos Vinhedos integra oficialmente o patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul desde 29 de junho de 2012 (Projeto de Lei 44/2012).
Caminhos de Pedra ?
www.caminhosdepedra.org.brLegítimos representantes da cultura camponesa, aquela que fazia tudo com as mãos, os imigrantes italianos, totalmente desprovidos de bens materiais, trouxeram para o Distrito de São Pedro a riqueza de seus valores culturais, expressos na religiosidade, no trabalho e valorização da família. Os Caminhos de Pedra resgatam a herança cultural recebida dos imigrantes italianos, constituindo-se num museu vivo, onde os descendentes desses imigrantes recebem o visitante e lhes mostram a autenticidade e originalidade da sua cultura, gastronomia e arquitetura.
Vale do Rio das Antas ?
http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/imagens/uploads/turismo/roteiro-turistico/Folder-Rota-Vale-das-Antas.pdfO Vale do Rio das Antas é um local de extrema beleza cercado por uma paisagem exuberante. Neste trajeto o visitante encontra tendas de produtos coloniais, artesanato e lancherias com vista panorâmica. A 25 km de distância da cidade de Bento Gonçalves está situada a Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como "Ponte do Rio das Antas" uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos. O visitante poderá observar as águas do Rio das Antas que correm ao redor dos montes, e em certo ponto forma uma enorme "ferradura".
Website:
http://www.sparklingnightrun.com.br/