Releases 10/05/2018 - 17:56

O mercado dos franqueados: investir com inteligência


Sorocaba, SP--(DINO - 10 mai, 2018) -
Uma corrente mercantil já muito bem aplicada na América do Norte e na Europa, as franquias, ou franchisings empresariais fazem parte de um sistema retroalimentado entre “franqueador” e “franqueado” – no qual o primeiro cede ao segundo o direito de uso de sua marca ou patente, associado ao direito da distribuição de produtos ou serviços, enquanto o negócio segue conquistando mercado geográfica e economicamente trazendo benefícios para ambos. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias é um dos que mais expande no Brasil, e mesmo durante a crise econômica cresceu 8% em faturamento durante o ano de 2017 (repetindo o sucesso de 2016) e acredita-se que em 2018 chegue em 10%.

Rede de estrutura

Quando o assunto é potência mercantil, a vantagem competitiva do franqueador assegura ao franqueado a real valia de seu produto ou serviço, já que essas marcas dominam sua aplicabilidade no mercado, além de estarem apoiadas numa rede própria de distribuição.

É importante considerar toda a malha de suporte intrínseca ao sistema de franquias formatadas: logística própria, fornecedores críveis, apoio fabril, entre outros. Grandes nomes como Celmar, pioneira do setor de móveis planejados, oferecem não somente aporte de posicionamento de marca através de uma Assessoria de Marketing própria, mas também especialização certificada que supera treinamentos convencionais – na UC (Universidade Celmar), por exemplo, são oferecidos cursos preparatórios em diversas áreas para toda a rede de loja com o objetivo de formar, aperfeiçoar e atualizar seus profissionais.

Plano de negócio

Na hora de investir, o responsável pelo empreendimento deve dispor de tempo e muito trabalho para analisar fatos econômicos, políticos e sociais que interferem a curto ou longo prazo em seu negócio, e esse é o momento perfeito para contar com a experiência de seu franqueador. O plano de negócios desse sistema é baseado em estudos qualificados que consideram como principal missão “instalação” e “expansão”.

Taxa de franquia

Redes em constante ampliação geram oportunidades de negócio para empreendedores que se encaixam no perfil de seus parceiros. Mas quanto deve ser investido para adentrar nesse universo tão promissor?

Depende.

Os valores de investimento inicial solicitados pelas franqueadoras podem variar muito, porém, uma coisa é certa: quase todas cobram a temida “taxa de franquia”. As franqueadoras que não recolhem esse valor economizam em média de 60 a 100 mil reais do bolso de seus franqueados. Caso a busca seja por uma franquia que ultrapasse o poder aquisitivo do investidor, com ou sem taxa de franquia, a solução pode estar em linhas de crédito especiais para compra de franquias.

A corrida pela independência financeira e o desejo de ter seu próprio negócio é ambição da muitos. O segredo é estar atento às tendências do mercado, aplicar muita pesquisa na hora de tomar as decisões e investir, acima de qualquer coisa, na parceria certa.



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