Goiânia, GO--(
DINO - 31 out, 2016) -
Nunca o ditado sobre a dúvida entre "casar ou comprar uma bicicleta" fez tanto sentido como nos dias atuais. Cada vez mais atarefados, nos vemos diante de inúmeras situações em que precisamos optar entre razão ou emoção, focar no trabalho ou na vida pessoal e, assim, vamos selecionando o que é prioridade em nossas vidas e abandonando outros sonhos antigos.
No entanto, deixar de viver um sonho é abrir brecha para que a frustração crie raízes. Com certeza, se você optar por um caminho e, por ventura, não se ver feliz, imediatamente se recordará dos sonhos que deixou para trás. Por outro lado, viver de fantasia é algo muito utópico. A vida requer esforços e para tornar sonho realidade é preciso muito trabalho e organização.
Muitos são os que compartilham da ideia de que para alcançar determinado objetivo, precisamos deixar outros de lado, mas a verdade é que se soubermos controlar nosso tempo e organizar nossos compromissos, podemos ter sucesso nos diferentes âmbitos de nossas vidas. É claro que não dá para abraçar o mundo de uma só vez, mas é possível, no entanto, ir subindo degraus e alcançando etapas para, no futuro, nos tornarmos seres humanos completos, satisfeitos com nossas histórias e livres de frustrações.
De acordo com estudos hinduístas, a felicidade plena só pode ser alcançada a partir de uma vida em equilíbrio. É necessário, portanto, que a nossa percepção sobre nós mesmos esteja alinhada no mesmo grau de satisfação aos nossos relacionamentos, à vida profissional e nossas atitudes perante mundo. Para isto, os Hindus criaram a Roda da Vida, técnica de avaliação pessoal, separada em setores, muito utilizada em trabalhos de coaching.
A Roda da Vida trata-se de um gráfico em forma de pizza dividido entre oito e dez partes, relacionadas à saúde, família e amigos, trabalho, etc, e é necessário que pontuemos, em cada fatia, uma nota de zero a dez sobre o nosso nível de satisfação.
A ferramenta é um facilitador para que compreendamos onde estão as lacunas e possamos, então, dedicar maior atenção a determinado aspecto de nossa vida e alcançarmos o que chamamos de equilíbrio pessoal.
Identificados os déficits, trace um novo planejamento. Ranqueie o que é prioridade de forma a alcançar equilíbrio entre as diversas partes. Estipule metas, assuma prazos, faça um relatório dos resultados e fique feliz ao alcançá-los.
A vida é muito curta para ter que escolher entre se realizar pessoal ou profissionalmente. Pessoas bem-sucedidas vivem em equilíbrio. Excesso e escassez, extremos, nunca fizeram bem.
Se dê ouvidos. Preste atenção ao seu coração. Reformule a rota e seja feliz. "Casando", "comprando uma bicicleta", escalando uma montanha, alcançando o cargo mais alto da empresa de seus sonhos, passando tempo com seus amigos e familiares, se permitindo e explorando ser o melhor de si seja em qual for o aspecto de sua vida.
Tathiane Deândhela é especialista em Gestão do Tempo. Publicou recentemente a 2ª edição do livro "Faça o Tempo Trabalhar para Você". É palestrante, mestre em liderança pela Universidade de Atlanta, fundadora do Instituto Deândhela, empresa especializada em treinamentos executivos de alta performance nas áreas de gestão do tempo, negociação com metodologia aprendida em Harvard, atendimento com metodologia aprendida na Disney e oratória.
Website:
http://institutodeandhela.com.br/