São Paulo--(
DINO - 29 set, 2017) - O que fazer com alimentos que estão próximos da data limite de validade? Esperar vencer e jogar fora? O grande desperdício que essa ação gera é uma situação cada vez menos tolerável não é mesmo? Pensando nisso, empresas cujas preocupações vão além da questão financeira gerada pelo prejuízo dão descontos que passam dos 70% do valor do produto para não vê-lo ir para o lixo.
No e-commerce VegaSite (
www.vegasite.com.br), por exemplo, uma campanha no início de setembro vendeu mais de 350 queijos que estavam a um mês de vencer. A unidade, que normalmente custa R$ 35,90, foi vendida por R$ 10. A loja virtual é referência em itens veganos e vegetarianos e sua filosofia é calcada no respeito aos alimentos, aos animais e nos valores sustentáveis, que não combinam com o desperdício de alimentos.
A inspiração veio de um intercâmbio que o gestor do site, Ricardo Campos, fez em Dublin, na Irlanda. Ele conta que lá alguns mercados praticam o chamado "reduced", um tipo de promoção em que os preços dos alimentos que vão vencer caem exponencialmente ao longo do dia ? chegando até a um centavo.
"Acho importante falarmos sobre cultura. No Brasil, as empresas preferem jogar fora seus produtos do que venderem sem lucratividade. Acho isso horrível, pois se pensarmos em sustentabilidade, acredito que devemos consumir roupas, produtos e qualquer outra coisa enquanto estiver em boas condições", afirma.
Para ele, o público vegano e vegetariano tem uma mentalidade diferente, pois estão conectados ao meio ambiente e ao aproveitamento completo dos alimentos. Campos conta ainda que os clientes perguntavam sobre a validade e, quando viam que ainda restava um mês, percebiam que a compra era totalmente viável.
Parcerias que se complementam
Além da campanha do queijo, da marca Superbom, o e-commerce já desenvolve novas parcerias para oferecer outros produtos com descontos. Uma delas é com a empresa Gerônimo Foods, com descontos que chegam a 15% na linha de hambúrgueres vegetais, mesmo com a validade normal.
Também perto do vencimento, iogurtes com base de coco e de amêndoas, produzidos pela Vida Veg, entraram em uma campanha com quase 50% de desconto. Para o diretor executivo da marca, Anderson Ricardo Rodrigues, todos ganham com essa parceria.
"Nós por abrirmos uma possibilidade de venda de produtos com data de validade um pouco mais avançada, o e-commerce por conseguir praticar um preço mais competitivo no mercado e o consumidor por ter uma possibilidade de compra mais barata", afirma.
Ele diz que a iniciativa da loja virtual ajuda as pessoas veganas com menor poder aquisitivo a consumirem esses produtos. Rodrigues conta ainda que normalmente os alimentos que vão vencer são direcionados a empresas que têm a possibilidade de entrega mais rápida e, em alguns casos, para degustação em pontos de vendas.
O que diz o Procon?
Comercializar produtos que estão perto de cumprir seu prazo de validade é totalmente legal, mas exige alguns cuidados por parte de quem vende e de quem compra.
"O consumidor deve ficar atento ao vencimento e, assim, avaliar a quantidade a ser adquirida de acordo com o volume de consumo. Ao levar para casa mais unidades pensando em estocá-las e aproveitando o bom preço, corre-se na verdade o risco de perder o produto e o dinheiro nele empregado", diz uma matéria do site da Fundação Procon-SP.
Já o lojista precisa deixar evidentes as informações quanto à validade da oferta e do produto, além da quantidade disponível para a promoção. Na dúvida, o consumidor deve entrar em contato com o vendedor antes de finalizar a compra.
"Somos uma empresa e claro que visamos lucro. Afinal, é absurdamente caro manter-se como empresário no Brasil. Porém, visamos mais do que isso, pois o intuito é levar produtos veganos para o maior número de pessoas possível", fala o empresário Ricardo Campos.
Ele diz ainda que alguns clientes relataram medo de comprar determinado produto no valor normal e se arrepender por não gostar. Por isso, as promoções têm sido uma ótima oportunidade para pessoas veganas ou não veganas experimentarem novos alimentos.
Website:
http://www.vegasite.com.br