(
DINO - 08 jun, 2016) - O atual cenário econômico do Brasil está levando a uma série de mudanças no comportamento dos consumidores, que hoje pensam muito mais antes de adquirir um produto ou serviço. Essa realidade tem aumentado a concorrência entre as empresas e, principalmente, ente os empreendedores individuais e profissionais autônomos, como fotógrafos e videomakers.
Segundo pesquisa realizada pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), em parceria com o SEBRAE, quatro em cada dez brasileiros já possuem um negócio próprio ou estão envolvidos com a criação de uma empresa. O estudo revelou que o percentual de empreendedores no Brasil quase dobrou em apenas 14 anos.
Diante desse mercado altamente competitivo, os profissionais precisam buscar estratégias eficientes de divulgação e conversão de vendas. O
Blog eMania - Apaixonados por Fotografia, Vídeo e Cinema - listou 5 dicas de marketing para ajudar os fotógrafos e videomakers a ampliarem seus negócios nesse momento de recessão. Confira!
1 - Organize a verba de marketing
Atualmente, é possível investir em estratégias de marketing digital sem que seja preciso mexer muito no orçamento. No entanto, para que os resultados sejam significativos, é preciso que o profissional tenha um bom controle da sua verba e mantenha um trabalho recorrente de divulgação.
Utilizar planilhas de recebimentos e gastos ajuda o fotógrafo ou videomaker a destinar uma verba para o marketing que não afete tanto os seus rendimentos, mas que também possa trazer resultados positivos para o negócio.
2 - Tenha um site profissional
Uma das maneiras mais comuns das pessoas buscarem por produtos e serviços nos dias de hoje é pela internet. Então, é muito importante que o fotógrafo ou videomaker tenha um site com design profissional, adaptado para dispositivos móveis e que apresente o seu portfólio, diferenciais e também as formas de contato para novos trabalhos.
Além disso, é interessante aplicar em seu site estratégias de SEO, que ajudam as pessoas a encontrar a sua página quando procurarem pelo serviço nos principais buscadores da internet, por meio de palavras-chaves relacionadas a sua área de atuação.
3 - Esteja presente nas redes sociais
Não se pode negar a eficiência das redes sociais na divulgação das empresas. Porém, para que o profissional conquiste novos clientes, ele terá que, além de realizar postagens interessantes ao seu público-alvo, investir em publicidade. O Facebook e o Instagram destinam espaços publicitários para as empresas divulgarem seus produtos, serviços e promoções e o investimento nessas plataformas não precisa ser muito alto. Os anúncios nas redes sociais são bastante efetivos, pois permitem filtrar os potenciais clientes por localização geográfica, sexo, idade e interesses, por exemplo.
4 - Ofereça conteúdo para seu público-alvo
Uma das maneiras mais efetivas de interagir com o público-alvo e convertê-lo em clientes é oferecendo a eles conteúdos relevantes sobre a sua área de atuação. Ter um blog é uma boa estratégia para os fotógrafos e videomakers darem dicas sobre
técnicas fotográficas , melhores câmeras e acessórios para fotografia e vídeo, tendências do segmento, entre outros temas.
Ao disponibilizar conteúdo de qualidade, o profissional se tornará referência no assunto, aumentando o número de pessoas que conhecem o seu trabalho e que podem futuramente se tornar seus clientes. Além disso, é possível disponibilizar espaços publicitários no blog para que outras empresas do segmento divulguem seus produtos (
equipamentos fotográficos ) e serviços, assim, você fatura com a locação do espaço e pode ampliar seu investimento em marketing.
5 - Não deixe de lado o marketing tradicional
As estratégias de marketing digital são muito atrativas, acessíveis e com bons resultados. Porém, os fotógrafos e videomakers não podem deixar de investir no marketing tradicional. Ter cartões de visita, folders e catálogos com alguns dos trabalhos mais importantes é interessante para o profissional apresentar em reuniões e eventos, por exemplo.
Para quem tiver uma verba um pouco maior, os anúncios em revistas segmentadas também ajudam o profissional a alcançar novos clientes e até mesmo selar parcerias com empresas ou com outros profissionais da área.
Se você é fotógrafo ou videomaker, utilize essas dicas de marketing e consiga se destacar nesse mercado cada vez mais concorrido, alcançando novos clientes para o seu negócio mesmo durante a crise econômica.
Website:
http://www.emania.com.br/