São Paulo--(
DINO - 18 mai, 2016) - O mercado de marketing e publicidade é certamente um dos meios mais dinâmicos que existem. Isso porque além de demandar atualizações quase que diárias na maneira como seus profissionais desenvolvem suas atividades, também tem que se adequar às constantes mudanças no comportamento dos consumidores. Além da necessidade de acompanhar a evolução digital, inclusive em relação à segurança on-line, o marketing também precisa estreitar cada vez mais sua relação com os consumidores e contar com profissionais talentosos.
O executivo da
Mullen Lowe destaca que esses desafios que o marketing tem que enfrentar este ano foram amplamente discutidos no "24 Hour Global Conversation", um evento realizado pela Marketing Society onde especialistas do setor discutem durante 24 horas os principais temas relacionados ao marketing e a publicidade.
Destarte, segundo o que foi conversado no evento, um dos mais importantes desafios da publicidade em 2016 ainda é a adequação às permanentes mudanças do meio digital. Nesse sentido, o empresário da antiga
Borghi Lowe ressalta que os profissionais da área precisam ter consciência de que o meio digital ganha novas concepções diariamente, ou seja, é fundamental se atualizar constantemente. Wayne Arnold lembrou, entre outros exemplos, que a Amazon consegue ser a maior varejista do mundo mesmo sem ter nenhuma loja.
Ainda nessa linha de pensamento, Alison Orsi,
executivo da IBM no Reino Unido, disse que o mundo digital deve ser visto como um caminho natural para novas possibilidades. Ou seja, as empresas não podem achar que apenas se adaptando a ele é possível acompanhar a sua evolução, na verdade, é necessário enxergá-lo com algo que nunca permanece no mesmo estágio, está sempre avançando.
E é justamente por essa capacidade de mudar frequentemente que o publicitário da Mullen Lowe comenta que outro importante
desafio do marketing é a segurança on-line. É indiscutível que as constantes transformações no mundo da tecnologia são de grande relevância. Contudo, elas também abrem espaços para crimes na internet. Assim, as empresas devem ficar atentas para evitar que seus sistemas sejam invadidos e informações sejam roubadas, afinal, além dos prejuízos diretos, isso pode gerar a perda da confiança por parte dos consumidores.
E essa confiança é algo crucial, pois como destacou o diretor sênior de Marketing da Expedia, Andrew Cocker, a publicidade tem que pensar na experiência de cada consumidor individualmente, já que é isso que determina sua satisfação. Logo, quando algo de errado acontece, as soluções devem ser rápidas para que o consumidor não perca a confiança.
Isso tudo faz surgir mais um desafio, que é a necessidade de criar estratégias que coloquem o consumidor como o agente mais importante desse processo. Dessa maneira, como ressalta o empresário da Mullen Lowe, tudo deve ser focado no consumidor, mais especificamente no intuito de lhe oferecer boas experiências, que estejam em consonância com os seus gostos e preferências e supram suas demandas, simplificando o
processo de compra. Para que isso aconteça, José Borghi comenta que é necessário conhecer amplamente o público, pois isso viabiliza a personalização das interações e possibilita que as marcas saibam previamente quais são as exigências dos seus consumidores.
Justamente aqui está mais um desafio, pois para conseguir tudo isso é fundamental contar com profissionais competentes e talentosos. Assim, as empresas de marketing e publicidade devem dar prioridade à busca por pessoas qualificadas, que agreguem valores e realmente façam a diferença. Nesse sentido, o executivo da antiga Borghi Lowe destaca que para ser considerado alguém com essas qualidades no mercado de hoje, não basta ter muitos conhecimentos e uma boa carreira, pois o interesse em aprender cada vez mais é um fator determinante para que um profissional de marketing seja contratado e visto como alguém realmente qualificado.
Para concluir, o publicitário da Mullen Lowe comenta que o compartilhamento é mais um aspecto fundamental. Isso porque com a economia colaborativa, que cria elos entre diversos profissionais e empresas que desenvolvem suas atividades em departamentos e setores semelhantes, domina cada vez mais o mercado. Destarte, é fundamental que os profissionais entendam que compartilhar ideias, opiniões e tarefas é crucial para obter sucesso, pois projetos desenvolvidos em grupo tendem a ser mais eficientes que aqueles feitos individualmente.
Website:
http://us.mullenlowe.com/