Releases 22/11/2016 - 16:20

"Quase uma adaptação" inspirada em conto de Julio Cortázar volta em cartaz no Teatro da Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi


São Paulo - SP--(DINO - 22 nov, 2016) - Resultado de uma pesquisa iniciada em 2014 sobre o autor argentino Julio Cortázar pelo grupo Nossa Companhia, QUASE UMA ADAPTAÇÃO fez temporada na Biblioteca Mario de Andrade, circulou pelas bibliotecas Municipais, apresentou no Consulado do Brasil na Argentina e participa de um Ciclo de Arte Brasileira em Buenos Aires. Com direção da atriz e produtora Tatiana Bueno, a peça tem dramaturgia de Lucas Lassen e elenco formado pelos atores Alexandra DaMattta, Bia Toledo e Everson Romito.
A certeza de que a montagem deveria acontecer veio depois que Tatiana e Lucas participaram do Ato Público de reconhecimento ao registro de 22 coletivos teatrais como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de São Paulo. "O conto de Cortázar reflete, por meio da alegoria de uma casa sendo tomada ? o momento político da Argentina da década de 60 ? muito próximo ao que temos no Brasil de hoje. Além disso, o momento artístico do teatro paulista também nos lembra muito a temática do conto. O centro de São Paulo passa por um gentrificação cultural e companhias e grupos estão perdendo suas sedes por conta do aumento da especulação imobiliária. Com isso, temos que pensar que cidade queremos para o futuro", explica Lucas.
Esse é o segundo trabalho da Nossa Companhia, que é um coletivo de arte aberta, sem nomes fixos e que pode ter novos integrantes a cada trabalho. A primeira montagem do grupo, quando ainda não tinham um nome, foi Romeu e Julieta, espetáculo que comemorava os 450 anos de William Shakespeare com direção de Ivan Feijó. E já preparam o terceiro trabalho, "Zélia e Jorge", sobre a vida de Jorge Amado e Zélia Gattai com estreia prevista para 2017.

Quase uma adaptação
O nome do espetáculo é uma brincadeira com a dramaturgia. Segundo o dramaturgo Lucas Lassen, apesar de não ser uma versão literal do texto de Cortázar, a peça segue a mesma estrutura do conto.
O conto de Cortázar é completamente desconstruído, assim como tudo o que o público vê na primeira parte do espetáculo. Uma metáfora sutil disso são os dois cachecóis que uma das atrizes produz em cena usando a técnica de tricô de mãos. Ela tricota, desfaz e refaz todo o trabalho ao longo da peça.
Para a direção, Tatiana disse que o seu foco do trabalho é no ator. Outro ponto importante desse projeto, é que atuação, trilha, elementos cenográficos, tudo serve ao texto. "O Lucas foi criando a dramaturgia enquanto eu levantava a peça. Meu foco sempre foi servir ao texto dele e usar a minha direção para criar um espetáculo que falasse com os mais diversos públicos", explica Tatiana Bueno.
Segundo a diretora, "o texto tem múltiplas camadas e uma série de referências (a maioria bem sutil) a coisas que foram surgindo em nossa pesquisa. Mas a peça não é hermética. Sou a favor de um teatro que se comunique com todos. Mas é óbvio que, dependendo do seu repertório, você pode sair de lá com uma interpretação diferente. O enredo é cheio do realismo fantástico de Cortázar e meu trabalho é costurar todos esses elementos e várias camadas", conta.

SINOPSE
Um espaço habitado é invadido implacavelmente. Pouco a pouco, aqueles que ocupam este espaço vão perdendo território para os invasores, e com ele vão perdendo suas forças, suas possibilidades de futuro e as memórias do passado. Esta é base tanto do conto a Casa Tomada de Julio Cortázar, quanto de Quase uma adaptação, onde uma companhia de teatro tenta encenar o conto, quando o próprio teatro onde trabalham começa a ser tomado. Um elogio a resistência daqueles que trabalham na manutenção do fazer teatral, dos que produzem e se apaixonam apesar das dificuldades.

Serviço:
"Quase uma adaptação"
Inspirado no conto Casa Tomada de Júlio Cortazar
De 03/11/2016 a 15/12/2016
Quintas às 20h
Local: Teatro Livraria do Vila Shopping JK Iguatemi
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 - Itaim Bibi
Ficha Técnica:
Dramaturgia: Lucas Lassen
Direção: Tatiana Bueno
Consultoria histórica: Ricardo Cardoso
Elenco: Alexandra DaMatta, Bia Toledo e Everson Romito.
Cenário e Figurino: Osvaldo Piva
Costureira: Therezinha Bueno
Iluminação: Lisa Medeiros
Fotos: João Valério
Realização: Nossa Companhia
Produção: Clube do Mecenas
Teaser: FVFILMES
Gênero: realismo fantástico
Classificação: 12 anos.
Duração: 60 min

Ingressos: R$50,00 (inteira); R$25,00 (meia)
Compre online: Ingresso Rápido
https://www.ingressorapido.com.br/compra/?id=54153#!/tickets
Meia Entrada: Crianças acima de 2 anos, deficientes físicos, estudantes, idosos, aposentados e professores da rede pública.
Ponto de Venda Sem Taxa de Conveniência:
-Bilheteria Teatro da Livraria da Vila - Shopping Jk Iguatemi de segunda a sábado das 10:30 às 22hrs. Domingo do 12:00 às 20hrs.
-Bilheteria Teatro da Livraria da Vila-Pátio Higienópolis de segunda a sábado das 10:00 às 22hrs. Domingo do 12:00 às 20hrs.
-Bilheteria Teatro Livraria da Vila - Shopping Galleria Campinas de segunda a sábado, das 10h00 às 22h00. E aos domingos, das 14h00 às 20h00.

Website: http://www.nossacompanhia.com