Releases 20/10/2016 - 09:50

Informática ao alcance da terceira idade


São Paulo - SP--(DINO - 20 out, 2016) - Afirmar que a evolução da tecnologia é um dos maiores marcos do Século 21 não traz em si nenhuma novidade. Surpreendente é o número expressivo de pessoas que, tendo nascido no século anterior, passaram a fazer uso da internet, derrubando o estereótipo de que apenas jovens poderiam ter acesso à rede de computadores e usufruir da era tecnológica. De acordo com o Instituto Locomotiva, nos últimos oito anos, 4,8 milhões de usuários com mais de 60 anos de idade passaram a viver conectados, um aumento real de 940% em menos de uma década.

Segundo declaração feita em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o acesso à internet é um direito humano básico, da mesma forma que acesso à água e à luz. A especialista em qualidade de vida na terceira idade da Senior Concierge, Márcia Sena, concorda com a afirmação e acrescenta que idosos acostumados a usar a informática são muito mais interativos, pois a troca de experiências com outras pessoas faz com sejam mais alegres e vivam melhor os seus dias. "A utilização de ferramentas como a internet mantém a mente do idoso mais ativa e estimula atividades cerebrais, o que contribui para o fortalecimento da memória também".

Muitos idosos têm se interessado pelas mídias sociais e querem ter sua página no Facebook, Instagram, falar pelo Skype e Whatsapp com os netinhos e amigos, mas ficam com receio de não conseguir. "Como não conhecem as ferramentas costumam questionar, "isso não é para mim", ou "isso não entra na minha cabeça". Mas é tudo uma questão de boa vontade para aprender, pois nunca é tarde para dar os primeiros passos nesse caminho", esclarece o professor de informática da Senior Concierge, Domingos Colonhesi.

Pensando nesses "primeiros passos", Domingos e Márcia Sena desenvolveram um curso visando facilitar a vida de quem quer "surfar a onda tecnológica" e se aprimorar em algumas ferramentas. O 60+ na Era Digital, que ocorre já em outubro, vai ajudar os que têm mais de 60 anos a dominar tablets, notebooks e smartphones, permitindo que se comuniquem cada vez mais e melhor na web e nas mídias sociais. "O curso contará com uma didática totalmente focada nesse público. A ideia é respeitar o ritmo de cada um com dedicação e paciência, promovendo integração e sociabilização. E todos vão perceber como é fácil fazer uma selfie ", ressalta Domingos Colonhesi.

Para tornar o aprendizado mais pessoal e ao mesmo tempo estimular a interação social, as turmas serão compostas entre 5 a 10 alunos que irão participar de quatro aulas (uma por semana) com duração de duas horas cada. "Eles podem optar por fazer aula em uma casa de chá ou em um centro de convivência. O ambiente descontraído e o convívio com pessoas da mesma idade que enfrentam as mesmas dificuldades em relação ao uso da tecnologia ajudam a superar as barreiras com mais ânimo e disposição", salienta Márcia.

Sem tricô nem palavras cruzadas

Engana-se quem pensa que as mulheres da terceira idade são maioria nesse cenário de integração com o mundo digital. Na verdade, segundo a mesma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, homens e mulheres estão equilibrados, sendo que 50% de cada lado têm acesso à rede. A idade de ambos os sexos varia entre 60 e 64 anos. "Para uma geração que aguardava meses por uma carta, viver nesta era de revolução digital permite que não parem no tempo. E eles não querem parar mesmo", finaliza Márcia.

Curso de Informática "60+ na Era Digital"
Data: primeira turma 26 de outubro
Local: Casa de Chá Tea Kettle
Rua Alexandre Dumas, 1049 - Santo Amaro,
Inscrições: Ligue (11) 3876-9191