Releases 20/10/2016 - 07:21

Novo estudo da GSMA visa redefinir a política de concorrência associada aos ecossistemas digitais


BRUXELAS, Bélgica--(BUSINESS WIRE-DINO - 20 out, 2016) -
A GSMA lançou hoje o relatório "Resetting Competition Policy Frameworks for the Digital Ecosystem" (Redefinindo os parâmetros da política de concorrência para o ecossistema digital). O estudo global, preparado para a GSMA pelo Competition Economists Group, fornece um

"A economia global está passando por uma grande transformação e a rápida adoção de tecnologias como as comunicações móveis, plataformas digitais, grande volume de dados, computação em nuvem e mídias sociais está mudando a natureza dos produtos e serviços, e também a forma como as pessoas interagem", disse Mats Granryd, diretor geral da GSMA. "Esta transformação está rompendo indústrias e modelos de negócios existentes, fornecendo, ao mesmo tempo, um potencial significativo para enriquecer o dia-a-dia e elevar os padrões de vida dos cidadãos do mundo todo."

Ao destacar a versatilidade da lei de concorrência, o relatório apresenta uma série de recomendações para os formuladores de políticas:

  • O controle de dados pode conferir uma vantagem competitiva e deve ser considerado em avaliações de concorrência;
  • O preço não é o único fator importante nos mercados digitais e, portanto, as avaliações de mercado devem contar com uma visão mais ampla;
  • As avaliações de mercado, incluindo análises de fusões, devem considerar plenamente os efeitos dinâmicos que impactam positivamente os investimentos, a qualidade do serviço e seu desempenho; e
  • É necessário um melhor equilíbrio entre a regulamentação do setor e a lei da concorrência, com esta última potenciada por melhores procedimentos e tomadas de decisões mais rápidas.
O estudo vem em um momento em que o debate sobre o futuro dos parâmetros de regulamentação na Europa parte dos princípios para abordagens concretas e instrumentos de política. Ele recomenda abordagens específicas que promovam investimentos, inovação e melhores resultados para os consumidores da região. O relatório foi apresentado à Comissária Europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, em uma reunião entre a GSMA e os líderes de empresas de todo o setor europeu de telefonia móvel.

"A política de concorrência na Europa é baseada em princípios sólidos que, por muitos anos, têm sido eficazes", afirmou Granryd. "No entanto, a evolução da economia digital criou novas dinâmicas que exigem uma redefinição de alguns elementos. A ação nestas áreas irá garantir uma base sólida para a concorrência, para o investimento e para a inovação em benefício dos consumidores europeus".

O relatório está disponível para download em http://www.gsma.com/publicpolicy/resetting-competition-policy-frameworks-for-the-digital-ecosystem.

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, e une cerca de 800 operadoras com quase 300 empresas no mais amplo ecossistema de telefonia móvel, incluindo fabricantes de celulares e aparelhos portáteis, empresas de software, fornecedores de equipamentos e provedores de Internet, bem como organizações de setores adjacentes à indústria. A GSMA também produz eventos com liderança na indústria como o Congresso Mundial de Telefonia Móvel, Congresso Mundial de Telefonia Móvel de Xangai e conferências da Série Mobile 360.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com.

Siga a GSMA no Twitter: @GSMA e @GSMAPolicy.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:
Imprensa: Olivier Lechien
Diretor de Relações Públicas, Europa
GSMA (Brussels)
+32 (0) 479 99 01 63
olechien@gsma.com ou
Assessoria de Imprensa da GSMA
pressoffice@gsma.com

Fonte: BUSINESS WIRE