Releases 22/12/2014 - 09:00

Maioria dos brasileiros vai comprar roupas de presente de Natal, afirma pesquisa do MercadoLivr


SÃO PAULO, 22 de dezembro de 2014 /PRNewswire/ -- Pesquisa encomendada pelo MercadoLivre - empresa de tecnologia líder em comércio eletrônico na América Latina ? e realizada pela NetQuest, com 3 mil entrevistados, aponta que as roupas são, de longe, a primeira opção de presente a ser comprado neste Natal, com 66% da preferência. Smartphones (16,4%), notebooks (4%) e videogames (PlayStation 4, Wii e Xbox), com 3,3% são as outras opções que as pessoas têm em mente para presentear.


Já entre os presentes que as pessoas gostariam de receber, a categoria de roupas (15,2%) fica em segundo lugar, superada pelos smartphones (18%). Em terceiro lugar temos dinheiro (8,9%), seguido por viagem (6,4%) e livros (5,3%).


A grande maioria (93%) dos respondentes irá presentear alguém neste Natal ? deste total, 32,5% pretendem presentear mais de cinco pessoas; 19% três pessoas e 13% uma única pessoa. Apenas 7% dos entrevistados não comprarão presente algum.


Apenas 8,4% já se anteciparam ao Natal e finalizaram suas compras de presentes. A maior parte dos brasileiros está fazendo compras agora, nesta semana antes do Natal (36%). Como é de costume, uma boa parcela também vai fazer as compras em cima da hora (25% irão às compras a partir do dia 22).


Valor médio das compras ? Quase metade dos brasileiros (46%) pretende gastar R$ 100 por presente. Outros 20% planejaram-se a gastar de R$ 101 a R$ 200 e uma pequena parcela, de 1%, poderá gastar mais de dois mil reais em um único presente.


Preferência por regiões - Aplicada nacionalmente, a pesquisa mostra também que a preferência para ganhar roupas de presente está mais concentrada nas regiões sul (17%), sudeste (16%) e centro-oeste (14%). Norte e nordeste respondem, cada uma, por 10%, tendo como produto preferido o smartphone (23% da preferência no nordeste e 22% no norte).


"Apesar das diversas mudanças que a economia do país passou em 2014 e dos receios da população em gastar, o Natal continua sendo uma data muito importante para os brasileiros. Este cenário é bem favorável para a internet, uma vez que para 63,4% dos entrevistados apontaram o comércio eletrônico como o local onde estão os melhores preços e a melhor forma de pesquisar valores", destaca Leandro Soares, diretor de Marketplace do MercadoLivre.


O meio de pagamento preferido, assim como em 2013, é o cartão de crédito parcelado (47,7%), seguido por boleto bancário, cartão de crédito à vista e cartão de débito, com 28%, 18,2% e 4,6% respectivamente.


Entre os mais de três mil participantes da pesquisa, 60% são homens e 40% mulheres. A faixa etária predominante foi de 31 a 45 anos (45%), seguidos de 15 a 30 anos com 43,5%.


Contatos para imprensa


Porta-Voz Comunicação Estratégica (11) 3871-3666  mercadolivre@portavoz.com.br

FONTE MercadoLivre