(
DINO - 02 ago, 2018) - Atualmente, a experiência do consumidor nos resultados de longo prazo de um negócio é cada vez mais importante. Hoje em dia, não é somente a qualidade do produto que importa, mas, também, se o cliente teve uma caminhada agradável durante a compra. Este é um dos aspectos que contribui para a sonhada fidelização. Mas o que faz um consumidor avaliar sua jornada de consumo como boa ou ruim? Descobrir isso foi o objetivo de uma pesquisa do Centro de Inteligência Padrão (CIP), realizada em parceria com a empresa de tecnologia MindMiners. Quem reporta os resultados é o empresário do ramo varejista
Rodrigo Terpins.
O estudo contou com 4974 avaliações em 11 segmentos ? Casa e Decoração; E-Commerce; Eletroeletrônicos e Móveis; Farmácias; Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumaria; Livrarias e Papelarias; Materiais de Construção; Óticas; Redes Alimentícias e Fast-Foods; Super e Hipermercados; e Vestuário e Lojas de Departamento.
Nas lojas físicas
Rodrigo
Terpins reporta que, de acordo com o levantamento do CIP, o fator que mais influencia na decisão de compra, quando o assunto são as lojas físicas, é a hora do pagamento ? o check out. Essa foi a etapa mencionada por 85% dos entrevistados.
Para que sua empresa consiga melhorar nesse aspecto, umas das medidas mais eficientes é conhecer bem o perfil do seu público ? desta forma, é possível oferecer a eles a finalização de compra mais adequada. Hoje em dia, já é possível, por exemplo, pagar utilizando um celular e, até mesmo, um relógio ou uma pulseira. O objetivo da indústria é disponibilizar as mais diversas opções ao consumidor para que ele escolha a que mais lhe convém em determinado momento, ressaltou o portal E-Commerce News, em artigo publicado em abril ? após
afirmar que não é só no e-commerce que a tecnologia de pagamento tem atuado e revolucionado a experiência do comprador. A tecnologia está aí para incluir as lojas físicas na atual revolução digital, e contribuir para o aumento da eficiência operacional, bem como diminuir as filas do caixa, por exemplo.
As garantias oferecidas e as formas de pagamento também ganharam destaque entre os fatores que mais influenciam nas decisões de compra nas lojas físicas, acrescenta Rodrigo Terpins ? ambos foram mencionados por 81% dos participantes do estudo do CPI.
Na compra online
Já quando o foco são as compras realizadas de forma online, o fator que mais influencia para uma boa jornada de
consumo é a navegabilidade do site, pontuou o levantamento. Rodrigo Terpins ressalta que o aspecto foi apontado por 85% dos entrevistados.
Conforme o que destacou um dos maiores portais brasileiro de e-commerce, o E-Commerce Brasil, em artigo publicado em maio, facilitar a busca, ser capaz de oferecer busca com auto complete, filtros eficientes, check out rápido, e uma compra com poucos clicks ? bem como descrições claras e completas sobre os produtos à disposição, com boas fotos e, até, vídeos ? são algumas maneiras de melhorar nesse quesito.
Ainda, assinalados por 84% dos consumidores, as políticas de entrega e de preços também estão entre os fatores que mais influenciam para uma boa experiência de consumo na compra online, segundo a pesquisa do Centro de Inteligência Padrão, completa
o empresário do ramo varejista Rodrigo Terpins.
Para o diretor executivo de Conhecimento do CIP, Jacques Meir, "com a tecnologia e o comportamento cada vez mais digital dos consumidores, há a necessidade de uma transformação; oferecer experiência e se relacionar com o cliente de maneira cada vez mais personalizada estão na lista de prioridades".
Website:
http://www.rodrigoterpins.com.br