(
DINO - 14 abr, 2016) - Beleza, qualidade e respeito ao meio ambiente. Conceitos que estão cada vez mais presentes também no segmento da construção civil e da arquitetura. Prova disto é o crescimento da tendência e o aumento da procura pelos chamados móveis ecológicos. Produzidos com materiais reciclados, possuem uma série de vantagens como maior vida útil, menor consumo de energia ao longo do processo de produção, resistência e boa relação custo x benefício em relação aos móveis de produção convencional. E Pernambuco ganha cada vez mais destaque neste cenário por meio do trabalho de empresas especializadas no segmento.
A Ecohus, por exemplo, nasceu, em 2013, a partir da idealização da união entre o bem estar pessoal e o natural, conectando uma produção sustentável local a um arrojado design global. O nome surgiu pela junção do Eco (Ecologia, em português ) + Hus ( Casa, ambiente em sueco), batizado pelo seu idealizador, Rafael Vaisman, que residiu três anos na Suécia e concluiu seus dois Mestrados nas áreas da gestão da inovação, tecnologia e sustentabilidade.
A Ecohus vem participando de eventos de grande porte a nível nacional, a exemplo da 22° edição da Feicon Batimat 2016, que acontece até 16 de abril, no Anhembi, São Paulo, onde montou uma praça sustentável de 140m² em um estande totalmente aberto ao público. Em 2015, já havia participado de eventos no Estado como a Conferência Internacional da Green Building Council Brasil e a Expo Arquitetura Sustentável. Outro grande desafio realizado este ano é a participação no Love Wedding, feira de noivas no Shopping Recife, no Recife, que acontece até 17 de abril. A empresa foi responsável pelo projeto, inédito no país, de montar toda a estrutura do evento, incluindo os 60 estandes, em madeira reciclada.
A empresa, atualmente administrada por Rafael, na unidade do Recife, e seu sócio Thiago Prado, responsável pela unidade de São Paulo, desenvolve produtos ecologicamente corretos com multifuncionalidade, design moderno e adequação aos mais diversos ambientes. Os produtos possuem a denominação de espécies de plantas suecas, como robur (sofá ), articus (mesa de atendimento), borealis (mesa bistrô) carolinum (palco ecológico) e calluna ( centro de cama). Além das nomenclaturas, todo o projeto remete à Suécia, pois é dedicado ao pai da taxonomia moderna, Carl Linnaeus (Carl von Linné), que residiu e estudou na mesma Universidade em que Rafael concluiu seus dois mestrados, na Lund University.
Os móveis são produzidos com matéria prima provinda, muitas vezes, de pallets já utilizados, e fabricados a partir de madeira tratada pelo calor (para eliminar pragas florestais) com raro uso de produtos químicos (seguros para qualquer aplicação) ou revestimento sobre a madeira. Segundo Rafael Vaisman, a Ecohus vem buscando inovação constante por meio de parcerias com designers de outros países. "Assim, garantimos uma preocupação constante em atualizar a gama de nossos produtos", afirma.
Website:
http://www.ecohus.com.br/#/