Curitiba--(
DINO - 12 mai, 2015) -
Se o momento é de crise econômica, ficar parado reclamando não vai melhorar a situação. É nisso que apostam as empresas que aproveitam o momento de encolhimento do mercado para buscarem soluções que deixem suas equipes de vendas mais entusiasmadas do que as dos concorrentes. Foi o que fez a Rede Imóveis, associação de 15 imobiliárias, em Curitiba, na última sexta-feira (8), quando promoveu palestra com Paulo Storani, ex-capitão do Bope (Batalhão de Operações Especiais) do Rio de Janeiro e consultor dos filmes Tropa de Elite 1 e 2. Ele foi um dos inspiradores do personagem Capitão Nascimento, interpretado no filme pelo ator Wagner Moura.
Hoje um dos mais requisitados palestrantes motivacionais do Brasil, Storani é conhecido por ajudar as empresas a melhorarem seus resultados de venda injetando nas equipes uma motivação consistente e duradoura. "Já fiz palestra em montadora de automóveis antes de uma campanha de vendas de fim de semana e dias depois me convidaram para entregar premiação para os vendedores, que superaram, e muito, as metas estabelecidas na campanha", diz Storani, que chega a fazer mais de 300 palestras em um ano.
Para os colaboradores da Rede Imóveis, Storani falou em quase duas horas sobre detalhes da atuação do Bope e da construção do filme Tropa de Elite, sempre trazendo a realidade do dia a dia da tropa para a realidade dos profissionais de vendas e locação. Segundo ele, reside aí o sucesso de suas palestras. "Há uma curiosidade muito grande em relação ao Bope. Aproveito isso para causar retenção da plateia às mensagens transmitidas de motivação e, principalmente, de conscientização sobre o papel de cada um no seu sucesso pessoal e no crescimento da empresa".
Mestre em antropologia e pós-graduado em administração pública e em gestão de recursos humanos, Paulo Storani faz uso de várias frases de efeito, como "missão dada atrai os fortes e repele os fracos", "se é para errar, que seja um erro novo; não cometa os mesmos erros" e "no mercado competitivo, ou você é vencedor ou é fracassado". "O objetivo é causar desconforto nas pessoas. Quero que elas pensem sobre o que foi passado e tomem atitude. E recebo feedback de mudanças sólidas na atitude profissional depois da palestra".
Segundo o presidente da Rede Imóveis, Luciano Tomazini, a escolha por Storani foi a dedo. "Já tínhamos ótimas recomendações sobre o trabalho dele e decidimos que o momento era ideal para dar uma injeção de ânimo nas nossas equipes. Temos tido um crescimento pequeno, de menos de 5%, nesses primeiros meses em relação ao ano passado e as dificuldades contagiam a todos e geram uma bola de neve negativa. Temos certeza de que a palestra do Storani vai trazer resultados, principalmente porque ele instigou as pessoas a agirem com mais foco, do planejamento à execução. Os comentários dos nossos colaboradores foram muito positivos".
O evento com Storani fez parte do pacote de treinamento que a Rede Imóveis costuma aplicar durante todo o ano aos seus vendedores e atendentes de locação. Além de palestras motivacionais, há aprimoramento em áreas como marketing, atendimento e legislação imobiliária. "Crises vêm e vão. O que fica é como as empresas se prepararam para quando a economia voltar a crescer. Estamos fazendo a nossa parte e preparando nossos colaboradores para se manterem motivados e focados em trazer soluções aos nossos clientes em vendas e locação", diz Luciano.
Sobre a Rede Imóveis
Pioneira na formação de rede imobiliária no Brasil, a Rede Imóveis é uma associação de imobiliárias que tem o objetivo de facilitar a vida de quem quer comprar, vender ou alugar imóveis. Hoje são 15 integrantes: Imobiliária Cilar, Baggio Imóveis, Imobiliária 2000, Fernandez Mera, Habitec Imóveis, Imobiliária Razão, Cibraco Imóveis, Futurama Imóveis, Galvão Locações, C3 Imóveis, J8 Imóveis, Kondor Imóveis, Brasil Brokers Galvão, Paulo Celles Imóveis e Clarin Imóveis.
Com a Rede, as empresas têm vida própria, mas trabalham como se fossem uma única imobiliária. O estoque de imóveis é compartilhado entre todas. Assim, se a opção desejada pelo cliente não existe em determinada imobiliária, o banco de dados de todas as outras passa a ser analisado até que se encontre o que o cliente quer. Para o proprietário, a vantagem também é grande, pois ele deixa o seu imóvel em uma das associadas, mas na verdade as outras 14 também vão trabalhar para vendê-lo ou alugá-lo.
Foto de Edson Sheibe.