São Paulo, SP--(
DINO - 28 jun, 2017) -
O inverno chegou para valer em São Paulo!
No primeiro final de semana da estação, os termômetros se aproximaram dos 10 graus na madrugada, com tardes ensolaradas e queda significativa na temperatura, em relação ao último final de semana, o último do outono.
E o que tem de melhor para fazer no frio? Cozinhar? Assistir um filme em casa? Ficar debaixo do edredom o dia todo? Todas as alternativas acima seriam de resposta instantânea para qualquer paulistano há 10 anos atrás. Mas, acredite, São Paulo está mudando!
Quem percorre a região da Paulista aos domingos percebe que mesmo com o frio na avenida mais alta da cidade, ela fica totalmente tomada por artistas e pedestres, que tem cada vez mais o hábito de passar o dia no cartão postal da cidade, desde seu fechamento para carros, aos domingos. O mesmo acontece nos parques da cidade, como o Ibirapuera, por exemplo, que neste domingo (25), concentrou público maior do que normalmente se vê no local, nesta época do ano.
A resposta disso pode parecer política e, em partes, é. Desde que decidimos tomar as ruas, nada tem sido mais instigante do que conhecer São Paulo por essa perspectiva.
Obviamente, empresas e comércios também se reinventaram para atender a demanda.
Mas, se as pessoas estão mais nas ruas, elas deixam de consumir entretenimento e gastronomia? Errado! São Paulo é o maior polo de entretenimento da América Latina e tem uma das maiores diversidades gastronômicas do mundo. Nessa época do ano, os teatros estão cheios, os cinemas, lotados. E quem gostava de ver filme debaixo do edredom, agora prefere bater perna na rua antes de pegar sua sessão de cinema.
Conversamos com Luis Kitagawa, empresário e sócio do restaurante japonês "Kitagawa", na Zona Sul de São Paulo. Diferente do que naturalmente pensamos, esse tipo de culinária não perde espaço para fondues e churrascarias no inverno. Isso porque cada vez mais os empresários estão adaptando os serviços oferecidos. No caso do Kitagawa, Luis ? recém-chegado de uma viagem ao Japão, estudou o menu de inverno oferecido pelos restaurantes de lá e, apresenta, aqui, um menu que possibilita que seus clientes tenham, na mesma proporção, a opção de pratos quentes ou frios, sem perder a essência.
"Nós estamos sempre atentos as necessidades, vivemos em uma cidade onde tudo acontece o tempo todo. Criamos um menu especial este ano e tivemos uma resposta muito positiva. Não é só fondue que vende no inverno, comida japonesa, preparada para essa época do ano, é muito apreciada", afirma. E engana-se mais uma vez quem acha que no verão são os pratos frios que tem mais apreço nos restaurantes japoneses. "Nós notamos que mesmo nos dias quentes a saída de pratos quentes é muito maior que a de pratos frios. Isso é natural. Hoje as pessoas procuram variedades e novas experiências, não só o trivial".
Trata-se de uma revolução, ou São Paulo, está mais preparada para receber? Os dois! O Brasil é naturalmente um país em constante evolução. Ainda mais agora que deixamos nossos controles remotos para conhecer melhor nossas cidades e temos uma ferramenta muito objetiva para isso: as redes sociais.
O bom e velho boca a boca se profissionalizou e virou uma grande rede que reforça gostos e novidades. Sim, nós estamos sedentos por novidades e adoramos ir aos lugares que as pessoas estão comentando e exaltando.
"Nossas redes sociais são reflexo do que estamos falando. Hoje as pessoas não só curtem nossas páginas e posts. Elas chegam no restaurante falando que viram em determinada rede social um prato, nos mostram a foto e pedem por ele", completa Luis.
Tal revolução de consumo é uma tendência mundial. Foi a internet que despertou o interesse de exigir direitos por meio das redes sociais e, mais tarde, passar a ir as ruas dominar o que é nosso. São Paulo, por exemplo, já tem uma infinidade de opções: boas, baratas e cercadas de ruas para se conhecer e explorar. Seja no Centro, Zona Sul, Norte, Oeste, ou Leste, procure os pontos que estão sendo tomados pelos paulistanos e redescubra a cidade por essa perspectiva.
Website:
http://www.kitagawasushi.com.br