Releases 15/04/2017 - 12:15

Paraquedismo: um esporte para se apaixonar


Boituva, SP--(DINO - 03 abr, 2017) - O salto de paraquedas consiste em se lançar de um avião a uma altura de aproximadamente quatro mil metros, cair em queda livre em uma velocidade de 200 km e depois voar por cinco minutos até pousar em terra firme.

Descrevendo assim parece até loucura, mas loucura mesmo é não se aventurar nessa prática, é o que garante os amantes desse esporte que há quase um século transforma em paixão a curiosidade de todos aquelas que se aproximam dele.

História

Ao contrário do que se pensa o paraquedismo não é um esporte criado há pouco tempo.

O sonho de voar remonta à Grécia antiga como mostra o registro mitológico de Dédalo e Ícaro, que usaram asas feitas de penas de pássaros ligadas por cera.

Séculos depois, aparecem registros de acrobatas chineses que saltavam das muralhas utilizando uma estrutura que amortecia a queda.

Porém foi só no ano de 1797, em Paris, que o francês Andre-Jacques Garnerin, salta de um balão a uma altura de aproximadamente dois mil pés, até que em 1802, Garnerin salta de uma altura de oito mil pés quebrando todos os recordes até então, e por essa razão, ele tornou-se o primeiro paraquedista do mundo.

Porém, foi apenas após a primeira Grande Guerra, após o paraquedismo ser incorporado como atividade militar, que o mundo pode conhecê-lo como uma atividade profissional e que exigia apurada precisão técnica.

O papel dos paraquedistas foi fundamental principalmente durante a Segunda Guerra Mundial, em que eles contribuíram para mudar o rumo da história em um dos momentos mais importantes do século XX, o dia da invasão das tropas aliadas no norte da França, até então, ocupado pela Alemanha nazista.

O paraquedismo hoje

O esporte ideal para quem busca por aventura mas não abre mão da segurança.

Graças aos avanços da tecnologia, que proporcionou a automatização dos dispositivos e a utilização de equipamentos cada vez mais leves e mais seguros, saltar de paraquedas tornou-se uma atividade acessível a todos, e atualmente lidera o ranking dos esportes radicais mais procurados e com maior índice de satisfação.

É possível saltar de diferentes formas:
? Realizando um salto solo. Nessa modalidade o praticante recebe um treinamento específico para que ele seja capaz de saltar sozinho.
? Realizando um salto duplo. O praticante salta preso a um instrutor experiente que será responsável por conduzir tecnicamente todo o processo, desde o salto, voo e pouso.

Em ambas as modalidades, é possível saltar de uma aeronave como avião de pequeno e médio porte, helicópteros, ou de uma plataforma fixa, localizada em um ponto cuja altura favoreça o salto.

O Brasil hoje é referência na prática do paraquedismo, com milhares de amantes e praticantes por todo país.

Esse sucesso evidencia-se, sobretudo, na cidade de Boituva, no interior do estado de São Paulo, considerada hoje a capital nacional do paraquedismo, e onde está situado o Centro Nacional de Paraquedismo de Boituva (CNP).

Paraquedismo como atividade terapêutica

Em um recente estudo realizado pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo e a Academia Paraense de Ciências, mostrou que pacientes diagnosticados com patologias psicossomáticas como depressão e transtornos de ansiedade, após realizarem um salto de paraquedas apresentaram melhoras significativas, que foram comprovadas posteriormente por exames clínicos.

Isso acontece, porque o choque emocional que uma pessoa, em estado de ansiedade depressiva, sofre ao realizar um salto de paraquedas, decorre da racemização da molécula de adrenalina e seus enântiomeros, aumentando assim sua produção e permitindo a manipulação.

Bora se apaixonar pelo paraquedismo você também?

Venha conhecer o Clube Escola Paraquedismo Boituva.

O endereço do nosso site é www.boituvaparaquedismo.com.br.
Website: http://www.boituvaparaquedismo.com.br/