Releases 20/12/2018 - 15:24

Nações Árabes fazem o movimento certo para a liderança 5G, diz GSMA


DUBAI, Emirados Árabes Unidos--(BUSINESS WIRE-DINO - 20 dez, 2018) -
Hoje, a GSMA felicitou a decisão do Arab Spectrum Management Group (ASMG) de liberar o uso da faixa de espectro 3,3 a 3,8 GHz para a banda larga móvel. Este importante passo aumentará a disponibilidade de harmonizar o tipo certo de espectro para a implementação de 5G em todo o mundo árabe, ajudando a acelerar lançamentos de redes 5G ultra-rápidas na região.

O ASMG, que representa 22 países árabes, coordena questões relacionadas àgestão do espectro e às Conferências Mundiais de Radiocomunicações da UIT entre as nações árabes. O grupo aprovou a utilização da faixa 3,4 a 3,8 GHz para a banda larga móvel em toda a região árabe, enquanto a faixa de 3,3 a 3,4 GHz está disponível para uso parcial, porque alguns países continuam reservando essa banda para outros serviços.

Os equipamentos de banda larga móvel 5G operarão em ampla faixa de sintonia em toda a faixa de 3,3 a 3,8 GHz. Isso suportará um ecossistema de equipamentos de rápido crescimento para a faixa de 3 GHz, aumentando as economias de escala para os fabricantes de dispositivos e definindo as condições ideais para levar, mais rapidamente, os dispositivos acessíveis ao mercado.

O presidente do Arab Spectrum Management Group, Eng. Tariq Al Awadhi, disse: "A faixa do espectro 3 GHz é um dos primeiros recursos a serem utilizados pela 5G em todo o mundo. Esta será uma espinha dorsal importante para os serviços de próxima geração nos países árabes, permitindo-lhes continuar a desempenhar um papel de liderança no desenvolvimento de 5G".

"Tomar as medidas certas para apoiar a liberação oportuna do espectro garantirá que os países árabes estejam entre os primeiros do mundo a oferecer serviços 5G", declarou o chefe do espectro da GSMA, Brett Tarnutzer. "A banda larga móvel aprimorada, a automação industrial e o entretenimento digital imersivo são apenas alguns dos novos benefícios que os consumidores e as empresas podem esperar".

Jawad Abbassi, chefe da MENA da GSMA, comentou: "A disponibilidade de redes móveis com melhor cobertura e capacidade está baseada nas legislações governamentais que estabelecem as bases para investimentos em infraestrutura e serviços. O ASMG está mostrando forte liderança apoiando o futuro 5G da região".

O anúncio, feito na reunião de dezembro do ASMG em Amam, Jordânia, ressalta a dinâmica da próxima geração de conectividade móvel. Os relatórios recentes da GSMA - "A economia móvel: Oriente Médio e Norte da África 2018 " e "5G na MENA: Operadores do CCG preparados para a liderança global" - destacam que as operadoras móveis pioneiras nos Estados Árabes do CCG devem lançar redes 5G comercialmente a partir de 2019, impulsionando novos serviços inovadores em toda a região e estimulando o crescimento futuro. A 5G representará, até 2025, 16% do total de conexões nesses mercados.

Simultaneamente, entre 2018 e 2020, mais de 50 países lançarão serviços móveis 5G na América do Norte, Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico. Em alguns mercados, o lançamento dos serviços comerciais de 5G está ocorrendo mais cedo do que o anunciado inicialmente, incluindo vários países que compõem o ASMG, incluindo Qatar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

As redes 5G ultra-rápidas precisam de uma quantidade significativa de nova harmonização do espectro móvel, incluindo o espectro de banda média representado pela faixa de 3,3 a 3,8 GHz. A GSMA recomenda que os reguladores disponibilizem de 80 a 100 MHz de espectro contíguo por operador em bandas médias primárias de 5G, como a faixa de 3 GHz, e em torno de 1 GHz por operador em bandas de ondas milimétricas (ou seja, acima de 24 GHz).

A economia móvel: o relatório Oriente Médio e Norte da África 2018 está disponível aqui.

O 5G na MENA: o relatório Operadores do CCG preparados para a liderança global, está disponível aqui.

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel no mundo todo, reunindo mais de 750 operadoras com mais de 350 empresas do amplo ecossistema da tecnologia móvel, incluindo fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de internet, assim como organizações em setores industriais adjacentes. A GSMA também produz os eventos MWC líderes do setor, realizados anualmente em Barcelona, Los Angeles e Xangai, além do Mobile 360 Series com conferências regionais.

Para obter mais informações, visite o website corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:
Pela GSMA

Asad Abbasi

+971 4 444 4245

Aabbasi@webershandwick.com

Assessoria de Imprensa da GSMA

pressoffice@gsma.com

Fonte: BUSINESS WIRE