Releases 29/10/2015 - 11:50

Osteopatia ? a arte de tratar com as mãos


Rio de Janeiro--(DINO - 29 out, 2015) -
Sente muitas dores no corpo? E não sabe qual a solução para elas? Então leia atentamente essa matéria e saiba mais sobre a Osteopatia. A cura pode estar nas mãos!
A Osteopatia é um método manual de avaliação e tratamento das disfunções de mobilidade articular e tecidos em geral. Está baseada na anatomia, biomecânica, fisiologia e semiologia do corpo.
Para a Dra. Elaine Monteiro de Carvalho, primeira Osteopata reconhecida no País e proprietária da Clínica Núcleo Saúde Novo Leblon, RJ, a Osteopatia utiliza uma abordagem total do corpo para tratar não somente sintomas, mas sim, a causa deles. "Não há receitas, é um tratamento que se baseia nas particularidades de cada paciente. Enfatiza a relação entre estrutura e função e favorece a capacidade do corpo de auto-cura. Ou seja, o corpo tem possibilidades de se reequilibrar e de auto curar-se", explica Dra. Elaine, que tem mais de 30 anos na profissão.
Cabe ao profissional Osteopata a tarefa de normalizar as estruturas e deixar trabalhar a natureza. Ainda de acordo com a Osteopata, quando o profissional põe a mão no paciente ele está harmonizando a estrutura musculoesquelética, o sistema visceral, o sistema craniano e as emoções advindas disto. "Isso resgata o Princípio da Unidade do Corpo, equilibrando cada pedaço do corpo e suas ligações anatômicas e fisiológicas", conta Dra. Elaine.
Segundo Dra. Cristiana Monteiro de Carvalho, osteopata e sócia da mãe Elaine na Clínica Núcleo Saúde Novo Leblon, o tratamento é realizado individualmente através de manobras manuais e na maioria das vezes o paciente já sente os resultados na primeira sessão. "A Osteopatia visa tratar o doente e não a doença e esse é um dos maiores benefícios. Muitas pessoas chegam ao consultório para tratar dores no pescoço e acabam melhorando também a respiração e a digestão. Para tratar problemas nos ossos, músculos e articulações, a maioria das pessoas recorre a tratamentos com remédios ou, em alguns casos, optam por cirurgias. A osteopatia promete tratar dores no ombro, cabeça, costas e hérnias de disco e ciáticas apenas usando as mãos. - Finaliza Dra. Cristiana.
A validade da osteopatia é tão concreta que é recomendada e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prática de saúde. De acordo com Andrew Still, criador do método, o corpo humano é um sistema capaz de se auto-regenerar, sendo o dever do osteopata eliminar os fatores que o impedem de funcionar de forma saudável. Assim, cientificamente a osteopatia assenta na anatomia e simultaneamente recorre a uma visão holística que integra a mente e o corpo, sendo que este acaba por curar-se a si mesmo desde que a sua mecânica interna esteja saudável.
A Osteopatia é Indicada para: Lombalgias, cervicalgias, dorsalgias, dores de cabeça, dores em braços e pernas, hérnias de disco, dores ciáticas, algumas alterações de órgãos internos entre outros.

Website: http://www.nucleosaudenl.com.br/index.php