Releases 15/10/2015 - 17:09

Dako, uma companhia Agilent Technologies, anuncia aprovação da FDA para novo teste-diagnóstico complementar para câncer de pulmão


(DINO - 15 out, 2015) - Outubro de 2015 - A Dako, uma empresa Agilent Technologies e fornecedora mundial de testes-diagnósticos de câncer, anuncia que a FDA ? Food and Drug Administration, agência regulatória norte-americana, aprovou um novo teste-diagnóstico que pode revelar se um paciente com câncer avançado de pulmão de células não-pequenas tem probabilidade de responder a uma nova forma de tratamento. A aprovação do teste-diagnóstico PD-L1 IHC 22C3 pharmDx fortalece o portfólio da Dako de diagnósticos complementares e também a sua posição de liderança no desenvolvimento e comercialização de testes-diagnósticos complementares.

A Dako desenvolveu o PD-L1 IHC 22C3 pharmDx em parceria com a Merck & Co., Inc. (também conhecida como MSD), que produz a terapia anti-PD-1 KEYTRUDA® (pembrolizumabe), medicamento aprovado pela FDA para tratar pacientes com câncer de pulmão de células não-pequenas metastático, cujos tumores apresentam o biomarcardor PD-L1, como identificado pelo teste-diagnóstico complementar e que tenham apresentado progressão da doença durante ou após tratamento quimioterápico contendo platina. KEYTRUDA é uma imunoterapia que bloqueia a interação entre o biomarcador PD1 e seus catalizadores PD-L1 e PD-L2, contribuindo assim, para que sistema imunológico desempenhe seu papel como deve: ajudar a detectar e combater as células cancerígenas. Entretanto, KEYTRUDA pode também fazer com que o sistema imunológico ataque órgãos e tecidos normais.

A aprovação da FDA PD-L1 IHC 22C3 pharmDx é válida para uso nos EUA e a DAKO espera, para o próximo ano, sua aprovação no Canadá e países europeus, entre outros.

O câncer de pulmão é a principal causa de morte relacionada a câncer no mundo e o tipo de células não-pequenas é responsável por 80 por cento de todos os tipos de câncer de pulmão. O PD-L1 IHC 22C3 pharmDx é primeiro e único teste diagnóstico complementar validado e aprovado para identificar pacientes com câncer de pulmão de células não-pequenas elegíveis para o tratamento com KEYTRUDA.

"Como as pessoas geralmente respondem de forma diferente a um mesmo tratamento, os cientistas têm enfatizado a importância da medicina personalizada, segmento que o PD-L1 IHC 22C3 pharmDx se destina," disse Jacob Thaysen, presidente do Grupo de Produtos Diagnósticos e Genômica da Agilent. "Esta é uma nova era para a imuno-oncologia e estamos particularmente entusiasmados com a participação da Agilent nos avanços do tratamento de câncer e com o potencial do PD-L1 IHC 22C3 pharmDx para identificar pacientes com câncer de pulmão de células não-pequenas que tenham mais probabilidade de se beneficiar deste tratamento com KEYTRUDA."

"A aprovação do primeiro teste-diagnóstico PD-L1 possibilita termos a informação necessária para direcionar a decisão de tratamento para muitos pacientes", afirmou Dr. Roger Dansey, vice-presidente sênior do Merck Research Laboratories. "O PD-L1 é um biomarcardor importante e esperamos trabalhar com a Dako para que testar o paciente para PD-L1 seja parte da rotina diagnóstica e de tratamento de câncer de células não-pequenas".

Sobre a Agilent Technologies e a Dako

A Agilent Technologies Inc., uma das líderes globais em biociências, diagnósticos e segmentos de química aplicada, é a principal parceira dos laboratórios para um mundo melhor. A Agilent trabalha com clientes em mais de 100 países, fornecendo instrumentos, software, serviços e produtos consumíveis para todo o fluxo de trabalho de um laboratório. No ano fiscal de 2014, a companhia gerou receitas de US$ 4 bilhões e emprega cerca de 12,000 pessoas em todo o mundo.

Em 2012, a Agilent adquiriu a Dako, uma reconhecida fornecedora de reagentes, instrumentos, software para a realização de diagnósticos precisos e para identificação do tratamento mais efetivo para pacientes com câncer. Informação sobre a Agilent podem ser obtidas em www.agilent.com e sobre produtos Dako em http://www.dako.com/us/index/products.htm

SPMJ Comunicações
55 11 3289-2699
www.spmj.com.br