Curitiba - PR--(
DINO - 15 out, 2015) - A primeira edição do Prêmio WEPs Brasil, realizada em 2014, teve como ganhadora na categoria Micro e Pequena Empresa a fábrica de cosméticos sustentáveis e veganos Feito Brasil, da cidade de Mandaguaçu, norte do Paraná.
O Prêmio WEPs Brasil é promovido pela ONU Mulheres, Pacto Global ? Rede Brasileira, Itaipu Binacional e Tempo de Mulher e tem o objetivo de destacar as empresas que desenvolvem políticas e ações de equidade de gênero e empoderamento das mulheres.
Em 2004, quando foi inaugurada, a Feito Brasil já tinha os olhos voltados a essa questão.
"Era algo já incorporado na minha crença e trouxe esses valores para a empresa dos meus filhos", conta Lena Peron, criadora da marca ou a "mama" da Feito Brasil ? como é conhecida e faz questão de ser chamada.
No início era algo intuitivo, que seguia os princípios de Lena.
Um exemplo são as embalagens dos cosméticos da marca, que não usam imagens de mulheres. Está no manifesto da empresa: "Somos contra a propagação de um modelo de beleza estereotipado e insustentável, e não utilizamos a imagem feminina de forma sexista em nossa comunicação. Enaltecemos a beleza natural através de experiências com produtos que proporcionam bem-estar em uma relação de amor-próprio com nosso corpo e identidade".
A valorização do trabalho feminino dentro da empresa foi outro ponto de honra desde o começo.
Anos depois, quando o assunto começou a aparecer mais, a Feito Brasil teve apenas de fazer pequenos ajustes para se enquadrar nos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), como documentar as ações em favor da equidade de gênero.
A importância do Prêmio WEPs
A inscrição na edição de 2014 do Prêmio WEPs Brasil foi natural.
"Faz parte do DNA da empresa, é algo que é da nossa natureza", diz Lena.
Para ela, o "Prêmio WEPs Brasil é um importante multiplicador dessa nova cultura de valorização da mulher."
Ela não é apenas uma entusiasta da causa. É também uma multiplicadora. Em suas frequentes palestras para universitários, o empoderamento feminino e a equidade de gênero são temas obrigatórios. "São jovens que, muitas vezes, nem tinham pensado sobre isso. Muitos têm aquela cultura de tirar sarro, mas quando começam a entender a mensagem, refletem e tornam-se até disseminadores", conta ela.
Outros valores da empresa são a sustentabilidade, a responsabilidade social e a valorização da arte e cultura brasileiras. Na chácara onde fica a fábrica, há projeto de reflorestamento, uma horta orgânica para alimentação dos funcionários e um projeto voltado a alunos das escolas municipais e estaduais da região.
Inscrições para o Prêmio
A inscrição para esta segunda edição é gratuita e pode ser feita até o próximo dia 31 de outubro através do preenchimento da ficha de inscrição, que está disponível no site
www.premiowepsbrasil.org.
As empresas candidatas vão responder a um questionário que traz quantidades diferenciadas de indicadores, conforme o porte da empresa.
Website:
http://premiowepsbrasil.org/