(
DINO - 15 out, 2015) - A reposição de mangueiras de borracha, de ar, água e combustível, para automóveis e caminhões, a partir de agora já pode ser feita por produtos originais, iguais aos utilizados pelas montadoras.
É que a multinacional de origem italiana, Reflex & Allen, coloca até o final deste ano no mercado de reposição, o aftermarket, 250 códigos da curva A e B, tipo de mangueira que cobre mais de 80% da demanda do mercado de reposição. A Reflex & Allen é única fabricante de mangueiras originais para as montadoras a oferecer o mesmo produto para o mercado de reposição.
As mangueiras para reposição começaram a ser produzidas este mês na ex-fábrica da Sabó, no bairro da Lapa (SP), adquirida pela R&A.
Desde março, quando comprou a divisão de mangueiras da Sabó, a Reflex & Allen já fabrica a mais completa linha de mangueiras de borracha para o mercado de montadoras de veículos como Fiat, General Motors do Brasil, VW e Honda, tanto para automóveis quanto para caminhões; e para fabricantes de motores, entre eles Cummins e MWM.
Para iniciar essa produção de mangueiras de borracha, a empresa está investindo seis milhões de dólares em dois anos. Reorganizou a antiga fábrica de mangueiras da Sabó, que tem oito mil metros quadrados, emprega 160 funcionários (a maioria oriunda da Sabó) e trabalha com oito extrusoras, 16 autoclaves (vulcanizadoras), cinco injetoras e 30 células de montagem.
Segundo Alex Fabbroni, CEO da empresa no Brasil, com essa estrutura, a Reflex & Allen pretende faturar cerca de 50% a mais em 2016 em comparação com o resultado de 2015.
"Temos a melhor linha de mangueiras de borracha para o mercado original (OEM) e para o mercado de reposição (Aftermarket). Montamos a melhor equipe para produzir esses produtos e, a partir de agora, nos tornaremos a única fábrica de produtos originais a abastecer o Aftermarket", disse.
Segundo ele, o mercado de reposição de mangueiras está muito carente do produto, pois nenhum fabricante de peças originais fornecidas para as montadoras de veículos produz para o mercado de reposição. A Reflex & Allen será a primeira a atender os dois mercados com os mesmos produtos e com a mesma garantia.
Quem é Reflex & Allen
A Reflex & Allen foi fundada em 1988 por Renzo Gibellini, em Guiglia, próxima a Modena, na Itália, região conhecida por abrigar marcas como Ferrari, Lamborghini e Maserati.
Em pouco tempo, a empresa começou a crescer a ponto de romper as fronteiras de seu país de origem e ingressar em mercados representativos. Hoje, além da Itália, a R&A está presente também no Reino Unido, Irlanda, China, Japão, Índia e Estados Unidos. Agora, desembarca no Brasil com planos ambiciosos: fornecer para as principais montadoras de veículos e ganhar espaço na reposição independente.
Um importante passo para atingir os objetivos foi dado no final de março, quando a Reflex&Allen concluiu entendimentos para a aquisição da divisão de mangueiras da Sabó, a mais tradicional indústria ainda genuinamente brasileira.
A Reflex&Allen fabrica cinco diferentes linhas de produtos: mangueiras espirais de freio para carretas, que acoplam o cavalo à carreta transmitindo toda a linha de freio; linha de espirais para conexão do cavalo com a carreta também na parte elétrica; tubulação de óleo lubrificante e combustível para veículos pesados; adesivos refletivos de segurança, itens presentes na carroceria ou para-choque dos caminhões; e uma última divisão que foi adquirida recentemente, de compostos de fibra de carbono, produto muito resistente e maleável que é fornecido para clientes como Ferrari, Lamborghini e até carros da Fórmula Indy. Para o Aftermarket brasileiro, a R&A homologou um fabricante local e vai comercializar a linha mais completa do mercado de cabos de ignição feitos de silicone que resistem a altas temperaturas e não agridem a natureza.
Como fornecedor global, a presença da marca Reflex&Allen no Brasil é estratégica para a empresa, pois aqui é o principal mercado da América do Sul para o setor automotivo.
No caso das montadoras de veículos pesados, a empresa já é fornecedora original de praticamente todas as marcas. Para elas, é importante trabalhar com fornecedores globais. Já em relação ao mercado de reposição, a estratégia é usar os canais convencionais, divulgando a marca por meio de publicações segmentadas, participação em feiras, catálogos, displays no ponto de venda, informações e palestras técnicas. E, o mais importante, reforçar no mercado o conceito de que os produtos R&A são itens de segurança no veiculo. Vai ser dada a oportunidade aos potenciais clientes de testar os produtos para checar a durabilidade e a qualidade, de forma que possam, então, fazer um julgamento. Esse trabalho será feito junto aos frotistas, aplicadores e varejos, gerando demanda para os distribuidores de baixo para cima. Isso tudo alinhado a uma política de preços competitivos.
Estratégia para o Mercado Brasileiro
A atual situação econômica do Brasil não influencia em nada os planos da empresa de investir aqui. Já foram adquiridas empresas em países onde a economia estava ou ainda está em crise, e isso nunca impediu a R&A de realizar tais aquisições. Nunca se teve a preocupação com a situação de momento, mas sim com a capacidade de ser competitivo. Sempre a proposta foi de organizar e consolidar um plano no país, independentemente da situação em que ele se encontra. Isso é exatamente o que se pretende fazer também no Brasil.
A responsabilidade e o desafio de lançar a marca Reflex & Allen no Aftermarket brasileiro foi dada a Ronaldo Teffeha, profissional com muita experiência nesse mercado, que por meio de seu modelo de gestão de negócios está terceirizando toda gestão da área comercial do Aftermarket da R&A no Brasil.