Como uma tecnologia confiável e livre de riscos, a o teste pré natal não invasivo- Panorama também detecta várias outras síndromes genéticas, como Patau, Edwards e Turner, com maior precisão na maioria das anormalidades
SÃO PAULO, Brasil e SAN CARLOS, Califórnia, EUA--(
BUSINESS WIRE)--8 de Agosto de 2013--O grupo DASA e a Natera anunciaram hoje que o grupo DASA começará a oferecer o teste Panorama não invasivo pré-natal (NIPT) da Natera para a detecção de síndromes genéticas comuns na população, como a trissomia 21 (síndrome de Down), trissomia 13 (síndrome de Patau), trissomia 18 (síndrome de Edwards) e monossomia X (síndrome de Turner). O teste usa uma simples amostra de sangue da mãe e pode ser realizado no primeiro trimestre da gravidez, nas primeiras nove semanas, sem qualquer risco para o feto.
De acordo com Dr. Gustavo Guida, geneticista e consultor do grupo DASA, o teste é um exame genético avançado. "Pequenas quantidades de DNA do feto entram na corrente sanguínea da mãe pela placenta. Pela comparação da sequência do DNA, utilizando cromossomas fetais e maternos identificados, é possível prever, com alta precisão, se essas síndromes estão presentes no bebê. Essa tecnologia já foi usada em dezenas de milhares de mulheres ao redor do mundo, com excelentes resultados."
O Dr. Guida explica que este teste é um avanço em relação aos métodos disponíveis de obtenção de informações. Certas abordagens requerem material genético fetal intrauterino, coleta da qual apresenta um pequeno risco de aborto espontâneo. Além disso, enquanto o Panorama possui altos níveis de precisão no início da gravidez, outros testes não invasivos, como a Triple Test e o Quad Test, só mostram alta precisão com amostras obtidas mais tarde na gravidez.
"Temos visto uma tremenda resposta ao Panorama, nosso teste pré-natal não invasivo avançado, através de nosso lançamento global, e agora estamos empolgados em trazê-lo ao Brasil por meio de centros de serviços altamente respeitados do grupo DASA", disse Matthew Rabinowitz, Ph.D., diretor executivo da Natera. "Continuamos pesquisando outras aplicações para a tecnologia para alcançar nossa meta de fornecer a informação mais confiável possível para os pais."
Em vários estudos clínicos, o Panorama foi validado mundialmente por trissomia 21, trissomia 18, trissomia 13 e monossomia X com uma sensibilidade superior a 99% para trissomia 21, trissomia 18 e trissomia 13, 92% para monossomia X, e sem falsos positivos para todas as síndromes testadas. A validação clínica de dados foi apresentada no encontro anual da sociedade de medicina fetal materna em 15 de fevereiro de 2013. O estudo mais recente conduzido de forma independente foi publicado em maio de 2013, na
Prenatal Diagnosis pelo professor e autor Nicolaides, Ph.D. da fundação de medicina fetal. Este estudo também demonstrou uma sensibilidade maior que 99% para detecção de triploidia. O Panorama está atualmente sendo avaliado em diversos estudos clínicos para a detecção de outras doenças genéticas, incluindo XXY, XYY e XXX.
O teste pré natal não invasivo Panorama será oferecido nas marcas Delboni, Sergio Franco e Alta, ambas parte do grupo DASA.
Sobre o grupo DASA
A DASA é referência no mercado de saúde brasileiro por ter como princípio excelência no atendimento, inovação e qualidade nos serviços oferecidos à população. Com 50 anos de atuação em serviços auxiliares diagnósticos (SAD), a companhia tem uma das maiores equipes médicas do país, composta por quase dois mil médicos renomados no Brasil e no exterior, além de mais de 18 mil profissionais treinados para prestar o melhor atendimento aos clientes.
Os investimentos constantes em soluções e serviços que integram tecnologia e inovação são direcionados para todas as camadas sociais por meio de suas marcas e prestação de serviços a pequenos e médios laboratórios (Alvaro) e ao sistema público de saúde (CientíficaLab).
Única companhia do mercado de saúde a ter conquistado os prêmios Destaque Agência Estado Empresas de Sustentabilidade de 2010 e a quarta colocação no Ranking Agência Estado Economática 2009, a DASA é certificada OHSA 18001, ISO 14001 e ISO 16001, College of American Pathologists (CAP) e National Glycohemoglobin Standardization Program (NGSP), além de acreditada pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) e pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Pioneira em oferecer exames de análises clínicas e diagnósticos por imagem em um mesmo local, garantindo conveniência ao cliente, a DASA oferece um amplo menu com mais de três mil tipos de exames por meio de suas 25 marcas mais de 500 unidades situadas em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. SP: Alta Excelência Diagnóstica, Delboni Auriemo, Lavoisier, Cytolab e Previlab | RJ: Alta Excelência Diagnóstica, Bronstein, CDPI, Lâmina, Med Imagem, Multimagem, Pro-echo, Sergio Franco | DF: Exame e Pasteur | GO: Atalaia. | PR: Frischmann Aisengart e Álvaro| BA: Image Memorial | SC: Lâmina | RS: Delboni Auriemo | MT: Cedic e Cedilab | PE: Cerpe | CE: LabPasteur e Unimagem. CientíficaLab (sistema público): ES, MG, RJ, SP | Álvaro (apoio laboratorial).
Desde 1999 a Dasa adquiriu 24 empresas do segmento, que a fortaleceram e contribuíam para o reconhecimento de estar entre os quatro maiores grupos do mundo, sendo o único da América Latina.
Para mais informações:
www.dasa.com.br.
Sobre a Natera
A Natera é uma empresa de teste genético que desenvolveu uma tecnologia proprietária baseada em bioinformática (NATUS) para proporcionar um teste de alto rendimento preciso e abrangente para as indicações de reprodução de pequenas quantidades de DNA. A Natera opera um laboratório certificado CLIA em San Carlos, na Califórnia, oferecendo uma série de serviços de testes pré-natais e anticoncepcionais. Ofertas de testes incluem o diagnóstico genético de pré-implantação para identificar anomalias cromossômicas ou condições genéticas hereditárias em embriões gerados durante um ciclo de fertilização in vitro; testes de produtos de concepções pós abortos para analisar rápida e extensivamente os cromossomos do feto, a fim de compreender a causa da perda da gravidez; teste pré-natal não invasivo para determinar a paternidade; testes de triagem para detectar se os pais carregam variações genéticas que podem resultar em doença na criança; e o Panorama, um teste simples e seguro para mulheres grávidas que identifica as anomalias cromossômicas mais comuns em um feto com apenas nove semanas. O ensaio clínico PreNATUS da Natera para triagem não invasiva de anomalias cromossômicas fetais é financiado pela NIH e está sendo conduzido pelos líderes em medicina materno-fetal nos Estados Unidos. Para outras informações, acesse
www.natera.com.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Russo Partners
Ian Stone, +1 619-308-6541
ian.stone@russopartnersllc.com
ou
Natera, Inc.
Solomon Moshkevich, 650-249-9090
smoshkevich@natera.com
ou
Assessoria de imprensa Grupo DASA
RMA Comunicação
Renata Viana, 11 2244-5953 / 98536-8259
Aline Ramos, 11 2244-5970 / 98536-8149
Renata Soller, 11 2244-5963 / 98536-8215
dasa@rmacomunicacao.com.br