Releases 20/10/2016 - 17:46

O primeiro Prêmio de Pesquisa ABB em homenagem a Hubertus von Gruenberg vai para o Dr. Jef Beerten


ZURIQUE--(BUSINESS WIRE-DINO - 20 out, 2016) -
Dr. Jef Beerten, da Universidade Católica de Leuven (K.U.Leven) e EnergyVille, com uma bolsa de pós-doutorado da Fundação de Pesquisa Flandres (FWO) da Bélgica, é o primeiro a receber o Prêmio de Pesquisa ABB em homenagem a Hubertus von Gruenberg. Em uma cerimônia na presença de mais de uma centena de pesquisadores internacionais, o Dr. Beerten foi reconhecido por sua tese de doutorado, "Modelagem e Controle de Redes de Corrente Contínua (DC)". Ele foi escolhido entre 69 candidatos das principais instituições do mundo inteiro, que representam uma ampla diversidade de disciplinas. Dedicado em homenagem ao antigo presidente do conselho da ABB, Dr. Hubertus von Gruenberg, o prêmio reconhece o trabalho acadêmico excepcional nas áreas de energia e automação e é acompanhado de um dos mais altos subsídios de pesquisa deste tipo. O prêmio será concedido a cada três anos.

"Como líder de tecnologia pioneira e campeã em digitalização global, estamos felizes de apoiar esta pesquisa pioneira ligada à revolução energética e à quarta revolução industrial", disse o diretor executivo da ABB, Ulrich Spiesshofer. "Felicito Jef Beerten, cujo trabalho se destaca pela sua aplicabilidade a problemas do mundo real no campo da energia e automação."

A dissertação de Jef Beerten oferece novas perspectivas sobre fenômenos que regem a estabilidade de redes de corrente contínua de alta tensão (HVDC), que interagem com as redes de corrente alternada HV (HVAC) existentes. Conexões de HVDC ponto-a-ponto já são empregadas e oferecem um método mais eficiente e de baixo custo para a transmissão em massa de energia a longa distância. Redes HVDC em malha interagindo com a infraestrutura de AC oferecem uma solução mais eficiente e econômica para o roteamento de energia renovável onde ela será por fim consumida. As ferramentas atuais para o estudo em grande escala dos sistemas de energia (por exemplo, escala continental) são, porém, normalmente concebidas para o entendimento do comportamento específico para as redes de corrente alternada. Jef Beerten desenvolveu novas ferramentas, modelos e métodos para projetar e controlar redes HVDC em malha, que utilizam energia de conversores eletrônicos de comutação rápida para a conversão AC-DC para melhorar a compreensão de como as redes HVAC atuais irão interagir com as futuras redes HVDC.

Jef Beerten obteve o seu doutorado em 2013 com felicitações da banca de examinadores (a mais alta honra na KU Leuven). Durante oito anos, ele esteve no grupo de pesquisa do Prof. Dr. Ronnie Belmans, seu supervisor de doutorado, como um dos seus principais membros.

Sobre ser o ganhador do prêmio, Dr. Beerten disse: "Estou orgulhoso e feliz de ser capaz de aceitar este prêmio excepcional. Eu gostaria de agradecer à ABB pelo subsídio e por esta oportunidade única de continuar meu trabalho no campo de sistemas de energia elétrica. Esta nova pesquisa desafia as abordagens anteriores para a modelagem, controle e operação de redes elétricas. Ela nos lembra que temos que adotar estas mudanças, desafiando os paradigmas existentes e pensando de forma inovadora".

Com este prêmio de pesquisa, a ABB oferece à próxima geração de pesquisadores o apoio necessário para prosseguir com suas ideias e visões, enquanto trabalham para desenvolver e apresentar resultados inovadores às comunidades científicas e empresariais internacionais.

A decisão sobre a premiação foi feita por um júri internacional composto pelo Prof. Robert Armstrong, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Prof. Ulrike Grossner, Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurique), Prof. Nina Thornhill, Imperial College London, Prof.ª Zheyao Wang, Universidade Tsinghua de Pequim; Bazmi Husain, diretor de tecnologia da ABB, e o Dr. Hubertus von Gruenberg, presidente do conselho do Grupo ABB de 2007 a 2015.

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder em tecnologia pioneira em produtos de eletrificação, robótica e movimento, automação industrial e redes de energia, atendendo aos clientes nos setores de serviços públicos, indústria, transportes e infraestruturas a nível mundial. Ao longo de quatro décadas, a ABB tem escrito o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de dispositivos conectados através de sua base instalada de mais de 70 mil sistemas de controle em todos os segmentos de clientes, a ABB está idealmente posicionada para se beneficiar da quarta revolução industrial e revolução energética. Com uma herança de mais de 130 anos, a ABB opera em mais de 100 países, com cerca de 135 mil empregados. www.abb.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:
ABB Ltd
Assessoria de Imprensa
Reiner Schoenrock
Tel.: +41 43 317 65 68
media.relations@ch.abb.com

Fonte: BUSINESS WIRE